Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Ranking das melhores do mundo deixa de fora UEA e coloca Ufam na 1939ª posição

Ufam aparece na 54ª posição das universidades brasileiras; UEA não aparece na lista.

Ranking das melhores do mundo deixa de fora UEA e coloca Ufam na 1939ª posição

Ufam aparece no 1939° lugar no ranking mundial; UEA não figura na lista (Fotos: Divulgação)

Manaus (AM) – Levantamento feito pela consultoria Center for World University Rankings (CWUR) aponta que a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a primeira federal inaugurada no Brasil, e a Universidade do Estado do Amazonas (EUA) estão fora do ranking das 100 melhores instituições de ensino superior do mundo.

A Ufam, no entanto, aparece na 54ª posição das universidades brasileiras e na 1939ª entre as 2000 melhores no apanhado geral, o que representa um avanço de 24 posições no comparativo com o ano passado. A UEA não figura na lista.

O levantamento envolveu 20.531 instituições. Os dados auxiliam na melhoria da educação superior. O baixo desempenho no critério pesquisa, no entanto, influenciou na queda de posições do Brasil em relação ao resultado de 2022, em função dos cortes de recursos para as universidades públicas.

Segundo o Observatório do Conhecimento, os recursos federais para pesquisas científicas caíram 60% entre 2014 e 2022.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, atribuiu o desempenho da instituição ao trabalho conjunto em todas as áreas da formação superior. “Isso é fruto do esforço coletivo de toda a comunidade, dos nossos professores, TAEs [técnico-administrativos em educação] e discentes que, em que pese o cenário que enfrentamos recentemente, trabalharam arduamente para que a nossa graduação, a nossa pós-graduação, a pesquisa e a extensão, a internacionalização e o empreendedorismo fossem mantidos nivelados na Instituição”.

A listagem da CWUR é realizada desde 2012 e considerava 100 instituições. Devido à demanda por informações de outras universidades, há quatro anos a organização apresenta as duas mil melhores do mundo, cobrindo mais de 20 mil ao todo, tornando-se o maior levantamento do tipo no globo.

Clique aqui para ver o ranking.

(*) Com informações de assessorias

LEIA MAIS: