Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Reformado, Bumbódromo é entregue com novo mural “Brasil, futuro ancestral”

Com mais de R$ 3 milhões de investimento, o espaço está pronto para receber o 56º Festival Folclórico de Parintins.

Reformado, Bumbódromo é entregue com novo mural “Brasil, futuro ancestral”

(Foto: ALEX PAZUELLO/SECOM)

Parintins (AM) – O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (26), a conclusão da reforma e manutenção preventiva anual do Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo. Além das melhorias, uma nova obra em mural foi inaugurada e as esculturas em alto relevo e letreiro de Parintins revitalizadas.

Com investimentos de R$ 3,2 milhões do governo do Amazonas, a obra gerou cerca de 90 empregos diretos e indiretos. Os serviços foram coordenados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

“O governo do Estado fez um esforço muito grande para que a gente pudesse entregar essa estrutura. O Bumbódromo já está pequeno e é algo que o Governo começa a pensar. Já vou conversar com a minha secretaria de infraestrutura para fazer uma avaliação de como a gente consegue, de forma segura, ampliar o Bumbódromo para receber mais visitantes “, ressaltou Wilson Lima.

Além da reforma, o Bumbódromo ganhou uma nova obra que se soma a da dupla de artistas parintinenses Curumiz, Alziney Pereira e Kemerson Farias, que em 2022 assinaram o mural “Vitória da Cultura Popular”, que cobre a fachada do Bumbódromo.

Intitulado “Brasil, futuro ancestral”, do artista Pito Silva, o novo mural está localizado na entrada do centro cultural. Nas laterais, destacam-se um curumim e uma cunhatã da etnia Sateré-Mawé, e no centro, um indígena idoso que representa a ancestralidade dos povos originários.

Pito Silva contou como foi o processo de elaboração da obra de 97 metros.

“Meus trabalhos artísticos tem uma característica muito forte da cultura indígena. É uma cultura que eu me identifico, que eu me reconheço como parte disso e está no meu cotidiano. E para a construção desse mural, teve uma curadoria assinada pelo professor Diego Omar. Meus trabalhos se adequaram e eu fui convidado para fazer a composição da obra. Eu me sinto muito orgulhoso e honrado”, afirmou Pito.

A nova arte integra a explosão de cores e expressões artísticas do projeto Galeria Parintins Cidade Aberta, que deixou a cidade mais “instagramável”, a partir de uma parceria do Governo do Estado com a Coca-Cola Brasil.

O projeto teve início no ano passado com a pintura de 10 murais e ganhou ainda mais força nesta edição, com outros 11 novos espaços, que contam histórias e representam a rica identidade cultural e artística de Parintins.

Além do muralismo, a revitalização também chegou às esculturas em alto relevo em frente ao Bumbódromo e ao letreiro de Parintins. A curadoria é do historiador e antropólogo Diego Omar, que também é professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A Galeria Parintins Cidade Aberta quer despertar o interesse do público em utilizar as redes sociais como ferramenta de propagação da cultura local e das potencialidades do festival. Quem seguir o roteiro das artes e visitar os murais do projeto, pode utilizar as hashtags #parintinsinstagramavel e #galeriaparintins ao compartilhar.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS:

Em fase final dos preparativos, Caprichoso promete inovação em Bumbódromo

Torcedores de Caprichoso e Garantido falam do amor centenário pelos bois

PM envia 500 policiais para reforçar segurança no Festival de Parintins