MENU

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Relator da CPI, Renan fala em ministério paralelo no governo Bolsonaro​

Calheiros usou expressões como "ministério paralelo" e "gabinete das sombras" para se referir à gestão da pandemia no governo
• Publicado em 05 de maio de 2021 – 17:13
ministério paralelo
Foto: Agência Senado

BRASÍLIA, DF – O senador Renan Calheiros (MDB-AL) avaliou que o depoimento do ex-ministro da Saúde Nelson Teich reforça a ideia de um “ministério paralelo” no governo. Este ministério, segundo o senador, elabora as diretrizes no combate à pandemia. Teich deu depoimento à CPI da Pandemia nesta quarta-feira.

“Estes primeiros depoimentos deixam clara a existência de um ministério paralelo da saúde. Um poder paraestatal, das sombras, um gabinete das sombras, desconhecido, que não apenas aconselha, assessora, mas produz documentos, como a burla na bula, encaminha soluções, como produzir mais cloroquina, e confronta as orientações dos médicos”, avaliou.

Para Calheiros, tanto Teich como Luiz Henrique Mandetta deixaram claro que não sabiam que o governo determinara o aumento da produção de cloroquina. Os dois ex-ministros disseram que isso foi feito ao “arrepio do Ministério da Saúde”. Mandetta prestou depoimento à CPI na terça-feira (4).

Leia mais: CPI da Covid aprova convocações de Fábio Wajngarten e Ernesto Araújo

“Os dois foram ignorados nas orientações desaconselhando a cloroquina, o isolamento, uso de equipamentos de proteção e divergências sobre o conceito de imunidade de rebanho”, afirmou o relator.

O relator também disse que o depoimento de Teich foi “despolitizado”, que ele deixou claro que rechaçava políticas negacionistas. “Em nome da própria biografia o ministro pediu demissão por defender que, além de ineficaz, o medicamento apresentava riscos efetivos à saúde pública”, comentou Calheiros.

(*) Com informações da Folhapress.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap