Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Política

Renan Calheiros vira réu por calúnia, injúria e difamação contra Arthur Lira

Senador está disposto a barrar a reeleição de Lira como presidente da Câmara.

Renan Calheiros vira réu por calúnia, injúria e difamação contra Arthur Lira

A queda de braço entre os políticos é bastante conhecida principalmente no estado de Alagoas (Foto: Reprodução Instagram)

BRASÍLIA – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) entrou com uma queixa-crime contra o senador Renan Calheiros (MDB). A petição aceita pela 1ª vara Criminal de Brasília nesta sexta-feira (6) acusa o parlamentar de calúnia, injúria e difamação, além de “abuso de poder e privilégios”.

Em contrapartida, o senador está disposto a barrar a reeleição de Lira como presidente da Câmara. Renan e Lira são rivais políticos de longa data no estado de Alagoas.

Calheiros quer convencer o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus aliados, que é possível governar sem a ajuda do ‘centrão’ comandados por Lira.

Leia mais: Lula se reúne com Arthur Lira em primeiro compromisso como presidente eleito

O presidente Lula e Lira estiveram reunidos algumas vezes após a eleição do petista ao cargo de Presidente da República para tratar de alguns assuntos importantes como a aprovação da PEC de Transição e o controle do orçamento secreto.

De acordo com interlocutores, Lula disse ao deputado que não iria interferir na eleição para o comando da Casa. A votação para a presidência da Câmara acontece em fevereiro deste ano.

Segundo fontes do site Poder360, o senador Renan está conversando sobre com os líderes do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), e no Senado, Eduardo Braga (AM) pretendendo estender o diálogo a alguns líderes do União Brasil para derrubar a força de Lira na sua campanha de reeleição.

Vale lembrar que Lira é grande aliado de Bolsonaro e da bancada conservadora no Congresso, já Calheiros foi um grande apoiador do retorno de Lula ao comando do país nas últimas eleições.