Renato Junior vistoriou obras do complexo viário Passarão. (Foto: Carlos Oliveira/Semcom)
Manaus (AM) – O complexo viário Passarão, no cruzamento das avenidas Brasil e Coronel Teixeira, na zona Oeste de Manaus, chegou a 55% de execução. O prefeito Renato Junior vistoriou o canteiro de obras nesta segunda-feira (5) para acompanhar o andamento dos serviços.
Atualmente, as equipes trabalham principalmente na superestrutura do viaduto e na construção da trincheira subterrânea. Segundo a Prefeitura de Manaus, a trincheira está 43% concluída.
Na parte superior do complexo, os trabalhos incluem acabamentos e arremates nas faces externas do viaduto. Já na trincheira, são realizados serviços de execução e arrasamento de estacas, retirada de material das escavações, impermeabilização de trechos da viga de coroamento e aplicação de concreto de regularização.
Também começou a armação das vigas de coroamento em dois trechos da estrutura. As equipes ainda trabalham nos acabamentos das paredes e das vigas.
Complexo terá três níveis
O Passarão foi planejado em três níveis para reorganizar o trânsito entre as avenidas Brasil e Coronel Teixeira e facilitar o acesso aos bairros da região.
O projeto reúne um viaduto, uma passagem subterrânea e uma estrutura para circulação de veículos em nível. A previsão contratual é concluir a obra em junho de 2027. A Prefeitura afirma, porém, que trabalha para antecipar a entrega para maio do mesmo ano.
A primeira etapa foi liberada em 15 de setembro. A alça superior, com 326 metros de extensão, passou a permitir uma ligação direta entre a avenida Coronel Teixeira e o bairro São Jorge.
A abertura também criou um novo retorno sob a alça, reduzindo o trajeto de motoristas que circulam pela região. As demais estruturas, incluindo a passagem subterrânea e a circulação em nível, ainda estão em obras.
Outros viadutos
Além do Passarão, a Prefeitura informa que mantém serviços de recuperação e intervenções com grafite em outros nove viadutos de Manaus.
A lista inclui os viadutos Miguel Arraes; Luís Veiga, no São José; Ponte dos Bilhares; estrutura próxima ao Pãozinho; viaduto próximo ao Olímpico Clube; Elcides Ricardo, próximo aos Bombeiros da avenida Torquato Tapajós; Duca Brito, no cruzamento da Djalma Batista com o boulevard Álvaro Maia; Antônio Simões; e Max Teixeira.
(*) Com informações da assessoria
LEIA MAIS:





