Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Economia

Reserva de emergência: Poupança, CDB de liquidez diária ou fundo DI

Saiba onde aplicar sua reserva de emergência

Reserva de emergência: Poupança, CDB de liquidez diária ou fundo DI

Foto: Reprodução/Pixbay

Com a taxa Selic próxima das mínimas históricas, fica a questão: qual a melhor opção para minha reserva de emergência? E com a taxa de juros atual, qual a melhor alternativa para a reserva de emergência render mais?

A reserva de emergência é destinada para imprevistos. Portanto, primeiro é necessário planejar suas finanças, projetar seus custos e a renda dos próximos meses, assim possibilitando guardar algum capital para investir. Se recomenda que ela seja equivalente de 8 a 12 meses do custo mensal.

Leia mais: 5 filmes para inspirar e aprender mais sobre o mercado financeiro

 E agora, onde aplicar a reserva?

Procure investimentos de alta liquidez e baixo risco, tais como poupanças, CDBs de liquidez diária ou curto prazo e Fundos DI.

Na poupança o rendimento é calculado sobre quanto você tem na poupança a cada mês com a taxa da Selic, em 4,25% a.a. O rendimento hoje é de cerca 0,25% no mês, 2,98% no ano, não sendo atraente.

Nos CDBs e Fundo DI, ambos atrelados ao índice CDI, diferenciam na forma como oferecem rentabilidade. O CDB é acessível, de fácil aplicação, com garantia do FGC e alguns com rendimentos acima de 100% do CDI. 

Já o Fundo DI, possui aporte mínimo acessível, gestão profissional, possibilidade de rendimento negativo e não tem garantia do FGC, o que pode influenciar na escolha como reserva emergencial.

Chuva