Manaus, 26 de maio de 2024
×
Manaus, 26 de maio de 2024

Cidades

Professores apontam erros na elaboração de edital para concurso público em Itacoatiara

Profissionais reclamam da falta de especificação no edital sobre 'cargos de urgência ou reserva' e detalhes a respeito de vagas disponíveis

Professores apontam erros na elaboração de edital para concurso público em Itacoatiara
Em Itacoatiara, professores perceberam um verdadeiro festival de erros no lançamento do Edital 001/2021 do processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores substitutos. Segundo a denúncia compartilhada em redes sociais, houve erros desde a elaboração dos dias de inscrição ao critério de desempate.
Para os professores, houve erros na elaboração de datas-limite para as inscrições, critérios de desempate e no limite de vagas, que não foram especificados. Nas redes sociais, a reunião que os professores fizeram, na qual apontaram os possíveis erros, foi compartilhada pelo vereador Dr. Robinson.

O parlamentar lista aproximadamente 5 erros ou critérios diferentes para um edital elaborado durante a pandemia. Para os profissionais de educação, a data-limite para as inscrições, de 4 dias, é muito curta para um edital que cobra documentações protocoladas em 15 dias. Os profissionais também reclamam que faltou especificação no edital sobre cargos de urgência ou reserva.

“A secretária de Educação disse que existe, em caráter de urgência, a necessidade da contratação de 7 profissionais de língua inglesa “para início imediato”, estes iriam atuar na zona urbana, porém, no edital, consta como vagas para cadastro reserva. É urgência ou não? Isso pode?”, questionam.

Os profissionais também cobram falta de vagas profissionais de tecnologia: “Em período de pandemia, não temos a contratação do profissional licenciado em computação para auxiliar nas aulas remotas?”. Outra reclamação dos professores seria o critério de desempate no edital do processo seletivo. Segundo o edital da Secretaria Municipal de Administração (Semad), é somente pela idade dos concorrentes.

“O critério de desempate é somente a idade? Não se leva em consideração as especialidades (disciplinas)? Essas são apenas algumas das atrapalhadas encontradas no edital, que mostra total falta de preparo e conhecimento técnico”, em outro trecho, completam: “Iremos tomar medidas judiciais para que os professores não sejam prejudicados.”

O Portal Amazonas 1 buscou a Prefeitura de Itacoatiara para um posicionamento a respeito do edital para professores substitutos. A prefeitura esclareceu por meio de nota que editais estabelecidos pela SEMAD, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), não possui autonomia para realizar alterações. “Não compete a gestão da SEMED interferir nos prazos e atos processuais administrativos de outras secretarias”. Em outro trecho, a secretaria lembra “A referida declaração de tempo de serviço é classificatória e não eliminatória”, esclarecem.

A prefeitura de Itacoatiara também afirma que tem recebido ataques fortuitos gratuitos nos últimos tempos direcionados a banca organizadora do PSS.

“Diante do exposto, em se tratando de conhecimento técnico, é necessário o estudo das matérias  que se hão de defender, para que sem conhecimento de causa, não sejam cometidos equívocos e constrangimentos… Ataques fortuitos e levianos que têm se tornado uma rotina de alguns que não pensam no bem da coletividade, não concedem direito a resposta ou diálogo a quem atacam. Esta SEMED está à disposição para todo e qualquer diálogo”, finalizam em nota