Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Revitalizada, UFS Nossa Senhora Auxiliadora vai atender 2,5 mil pessoas

Localizada no ramal Cuieiras, na zona Rural de Manaus, a unidade prestará serviços a seis comunidades da região, acessadas por via terrestre e fluvial.

Revitalizada, UFS Nossa Senhora Auxiliadora vai atender 2,5 mil pessoas

( Foto: Clóvis Miranda / Semcom )

Manaus (AM) – Referência para aproximadamente 2,5 mil pessoas que residem na área rural de Manaus, a Unidade de Saúde da Família (USF) Nossa Senhora Auxiliadora foi entregue totalmente revitalizada pela Prefeitura de Manaus, nessta terça-feira (25).

A unidade está localizada no ramal Cuieiras, no quilômetro 15 da BR-174, e presta serviços de atenção primária a seis comunidades da região, acessadas por via terrestre e fluvial.

A USF recebeu adequações na sua estrutura física para oferecer mais conforto e mais qualidade nos procedimentos oferecidos às comunidades de Cuieiras, Nossa Senhora Auxiliadora, Tiu, Jefferson Peres, Rei David, Novo Paraíso e Frederico Veiga que, juntas, reúnem aproximadamente 1.023 residências.

“Temos uma configuração geográfica diferente de outros lugares e as comunidades rurais ficam em locais de difícil acesso, então é uma honra muito grande estar aqui, fazendo a entrega desta unidade, em nome do prefeito David. Por meio dessas unidades é que a gente leva saúde até a população”, disse a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Com a nova entrega, chega a 60 o número de unidades reestruturadas pela atual gestão municipal dentro do planejamento de melhoria e incremento da rede assistencial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que terá ainda novas reformas, ampliações e construções de unidades, inclusive as de grande porte, com 1,2 mil metros quadrados.

Com cinco equipes de saúde, sendo duas de estratégia da família, duas de saúde bucal e uma de atenção básica, a USF Nossa Senhora Auxiliadora realiza, em média, 2,5 mil procedimentos por mês, em visitas domiciliares na área terrestre e ribeirinha, e no próprio estabelecimento de saúde.

As equipes profissionais responsáveis pelas ações de promoção, prevenção e assistência, incluem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), cirurgiões-dentistas e técnicos de saúde bucal, além dos que atuam em atividades administrativas, no total de 36 servidores.

(*) Com informação da assessoria

LEIA MAIS: