Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

Ricardo Nicolau quer convocação de Arthur à CPI

Ricardo Nicolau, que foi candidato a prefeito, diz que Arthur é um 'leão' para defender seu enteado, mas 'uma coala' na hora de defender Manaus

Ricardo Nicolau quer convocação de Arthur à CPI

Ricardo Nicolau ainda chamou o ex-prefeito de "coala". Fotos: Danilo Mello/Aleam e Divulgação

MANAUS, AM – O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) quer que o ex-aliado e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) deponha à CPI da Pandemia no Senado. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (27), durante sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Na gestão de Arthur, a Prefeitura de Manaus montou, em parceria com a empresa de Nicolau, o Hospital de Campanha Gilberto Novaes. Segundo Nicolau, Arthur deve explicar à CPI o motivo de Manaus ser campeã de mortes por covid-19. No meio da pandemia, a parceria  acabou e o hospital fechou.

“Precisamos discutir as responsabilidades de forma muito clara. Por que é que Manaus tem que ser campeã em mortes? Por que é que a cidade tem que estar na CPI, quando a dra. Mayra [Pinheiro] diz que veio aqui e a cidade estava um caos?”, questionou Nicolau.

Leia mais: Mayra Pinheiro diz que não previu falta de oxigênio em Manaus

O deputado, que foi candidato a prefeito no pleito de 2020, afirmou que Arthur deve ser convocado porque participou, na sua administração, das duas ondas da pandemia. Segundo ele, a segunda onda foi mais letal e dolorida e, por isso, o ex-prefeito precisa explicar o que foi feito de verdade.

Foto: reprodução

“Não queremos as explicações midiáticas, mas o que foi feito e realizado e o que foi planejado. Também queremos entender o que foi deixado pela administração passada para que a próxima pudesse enfrentar o problema”, afirmou o deputado, sem falar porque o hospital foi fechado e nem o que faz em seu mandato para ajudar as pessoas vítimas de Covid.

“Leão” e “Coala”

Ricardo Nicolau ainda disse que Arthur tem duas posturas: uma para defender seu enteado, e outra para defender os interesses da cidade de Manaus. Alejandro Valeiko, enteado do ex-prefeito e filho da ex-primeira-dama, Elisabeth Valeiko, é apontado como um dos envolvidos na morte do engenheiro Flávio Rodrigues, em 2019.

“Uma coisa eu posso reconhecer: o ex-prefeito Arthur Neto é um leão para defender os seus. É um leão para defender seu enteado, e se torna grande. Mas para defender os interesses da cidade e do Amazonas, o Arthur vira uma ‘coala’. Ele sai do leão e vira uma coala”, completou.