Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Brasil

Rio elege Eduardo Paes para 3º mandato como prefeito

O candidato do DEM vence com ampla vantagem o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos)

Rio elege Eduardo Paes para 3º mandato como prefeito

Foto: REUTERS/Sergio Moraes

Eduardo Paes (DEM) venceu a disputa à Prefeitura do Rio de Janeiro e governará o segundo maior colégio eleitoral do país pela terceira vez. Com ampla vantagem, o democrata derrotou o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Com 98,65% das urnas apuradas, Paes obteve 64,11% dos votos válidos, contra 35,89% de Crivella —diferença superior a 700 mil votos. Votos brancos somavam 5,01% e nulos, 13,72%. Até agora, o democrata vencia em todas as zonas eleitorais da capital.

Em pronunciamento após a vitória, Paes afirmou que “essa eleição significa que há uma confiança na política de novo” e que “ódio e divisão não fez bem a nenhum de nós cariocas”.

“Hoje, vocês estão livres para voltar a confirmar essa cidade como a cidade a diversidade. É uma cidade tão ampla, que aceita todos, que abraça todos”

Para sair vitorioso, ele apostou no recall de seu nome junto ao eleitor após dois mandatos como prefeito (2009 a 2017) e na comparação direta de suas gestões com o governo de Marcelo Crivella —cuja desaprovação chegou a 72% a cinco dias da eleição, segundo pesquisa do Ibope.

A alta rejeição de Crivella também beneficiou Paes à medida que levou partidos de esquerda —com histórico de oposição ao ex-prefeito— a se posicionarem contra o republicano nas urnas.

(*) Com informações UOL