Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Rio Negro sobe 24 centímetros, mas período chuvoso ainda não iniciou

Nos últimos quatro dias, o nível do rio Negro voltou a subir, mas o fim da vazante ainda não foi descartado pelo Serviço Geológico do Brasil.

Rio Negro sobe 24 centímetros, mas período chuvoso ainda não iniciou

Rio Negro (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Manaus (AM) – Em ritmo de “repiquete” o nível do rio Negro voltou a subir nos últimos quatro dias em Manaus. As águas estagnaram no dia 17 e a partir do dia 18  de outubro subiram de forma acelerada, porém, considerado normal, para o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Até esta terça-feira (21), o nível do rio Negro está em 13,20 metros.

(Foto: Reprodução/Porto de Manaus)

Conforme o SGB, os níveis dos rios na Bacia do Amazonas têm apresentado tendência de estabilização e nos últimos dias foi possível observar descidas menos acentuadas em alguns municípios e até elevação dos níveis em outros pontos, como é o caso do rio Negro, localizados na cabeceira da bacia do Amazonas.

Na última sexta-feira (17), a pesquisadora em geociências do SGB, Jussara Cury, explicou que as variações nos níveis dos rios são consideradas normais para o período de final da vazante, fenômeno conhecido na região como “repiquete”. Porém, Cury, ressalta que as marcas seguem baixas para a época, devido à estiagem, que foi muito severa na região e afetou 598 mil pessoas, até o momento, ou 150 mil famílias.

Período chuvoso e tendência de recuperação

A pesquisadora explica ainda que o período chuvoso na região ainda não se iniciou e estado permanece na dependência das chuvas isoladas para o Alto Solimões e Alto Rio Negro.

“Essas contribuições chegaram (no final de outubro), elevaram o nível do rio, mas não foram suficientes para recuperar esse processo de vazante em toda a bacia”, detalha a pesquisadora.

As contribuições vindas do Alto Solimões e do Alto Rio Negro ficaram menores porque, nessas regiões, “o processo se estabilizou e voltou a descer”, especialmente devido às chuvas abaixo da média. Dessa forma, um volume menor de água chegou ao restante da bacia. Com novas subidas no Rio Solimões, há a expectativa de que os níveis voltem a subir em outras estações nas próximas semanas, especialmente em Manaus (AM).

LEIA MAIS:

Novembro terá chuvas abaixo da média no Norte

Estiagem dá trégua e moradores comemoram chuva

Manauaras registram chuva de granizo durante temporal nesta quarta