MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Rio Solimões chega a nível severo de cheia e deixa interior em alerta

O rio ultrapassou o limite de inundação severa desde segunda-feira (26)
• Publicado em 30 de abril de 2021 – 08:58
Foto : Clóvis Miranda / DPE-AM

MANAUS, AM – Nesta quinta-feira (29), o rio Solimões chegou à marca de 19,83 metros. A marca já é de inundação severa, segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)/Serviço Geológico do Brasil. A medição foi feita em Manacapuru, a 98 quilômetros de Manaus.

O rio ultrapassou o limite de inundação severa desde segunda-feira (26), quando atingiu 19,6 metros. Com a cheia, diversas cidades da calha do Solimões já estão em situação de alerta, segundo a Defesa Civil do Amazonas.

Na calha do Baixo Solimões, Anori, Caapiranga, Manaquiri e Careiro Castanho estão em situação total de alerta. Na mesma situação, estão os municípios do Alto Solimões: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins.

Leia mais: Órgão liga sinal de alerta para cheia no Rio Amazonas e seus afluentes

Outros quatro municípios estão em situação de transbordamento, na calha do Baixo Solimões. São eles: Anamã, Careiro da Várzea, Iranduba e Manacapuru. Alguns destes, inclusive, já decretaram situação de emergência.

Na região do Baixo Solimões, onde está localizado o município de Manacapuru, o recorde da cheia é de 20,73m. O recorde foi registrado em 24 de junho de 2015. De acordo com a Defesa Civil, faltam apenas 0,97m para atingir a cota.

Nesta sexta-feira (30), o CPRM apresentará os dados da cheia do rio Amazonas e dos outros rios que banham a região amazônica. Os dados serão apresentados em coletiva de imprensa nas redes sociais, a partir das 9h da manhã, horário de Manaus.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap