Manaus, 6 de fevereiro de 2025
×
Manaus, 6 de fevereiro de 2025

Cidades

Rios do Amazonas continuam subindo de forma considerável

Valor registrado nesta segunda já está 50 cm maior que o mesmo período do ano passado.

Rios do Amazonas continuam subindo de forma considerável

(Foto: Antônio Lima/ Secom)

Manaus (AM) – Nesta segunda-feira (13), o rio Negro registrou um nível de 20,56 metros, 50 cm acima do observado no mesmo período do ano passado, quando atingiu 20,06 metros. Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a bacia do Amazonas apresenta condições consideradas normais para esta época do ano.

Segundo o último boletim hidrológico divulgado pelo SGB em 7 de janeiro, o rio Negro continua subindo em Tapuruquara e Barcelos, com níveis normais para o período. Em Manaus, o rio encontra-se em processo de enchente, com uma elevação média diária de 20 cm, já atingindo níveis típicos para o mês.

O rio Solimões também apresenta elevação, embora em menor intensidade na região a montante, com subidas médias diárias de 7 cm em Tabatinga e 10 cm em Fonte Boa. Na parte média da bacia, os aumentos são de 15 cm em Itapéua e 19 cm em Manacapuru, onde os níveis estão próximos da normalidade para janeiro.

Um fator relevante para este período são as chuvas do início da estação chuvosa, que aumentaram significativamente em grande parte da Amazônia. Após registros críticos nos últimos anos, as bacias estão passando por um processo de recuperação.

Extremos climáticos e seca histórica

Desde 2023, o estado do Amazonas tem enfrentado eventos climáticos extremos devido a uma estiagem severa. Apesar disso, o nível atual do rio Negro está acima das medições dos últimos anos para o mesmo dia. Em 2023, quando foi registrado o menor nível no período, o rio atingiu 19,78 metros em 13 de janeiro, 78 cm abaixo do nível atual.

 

(*) Com informações da assessoria

 

LEIA MAIS: