Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Mundo

Conservadora Roberta Metsola é eleita presidente do Parlamento Europeu

Conhecida pelo discurso antiaborto, Metsola ganhou a maioria absoluta dos votos para assumir à presidência

Conservadora Roberta Metsola é eleita presidente do Parlamento Europeu

Foto: Agência Brasil

EUROPA – Em eleição que aconteceu nesta terça-feira (18), o Parlamento Europeu definiu a conservadora maltesa Roberta Metsola como a nova presidente da instituição até 2024. Ela vai substituir David Sassoli, que morreu há uma semana atrás, aos 65 anos. Mesmo com a morte de Sassoli, a eleição já estava prevista para acontecer.

Favorita para assumir o posto, Metsola recebeu 458 votos, maioria absoluta, no primeiro turno. Para ser eleito, o candidato deveria obter 50% dos votos válidos. A votação foi realizada de maneira virtual devido à pandemia da covid-19.

Aos 43 anos, Metsola é a presidente mais jovem do Parlamento Europeu e a terceira mulher a assumir o cargo. Ela integra o Partido Popular Europeu, além de ser conhecida por posições políticas antiaborto. Roberta já tinha assumido a presidência da instituição, provisoriamente, após a morte de Sassoli, ocorrida no dia 11 de janeiro.

Leia mais: China vai sacrificar mais de 2 mil animais que testaram positivo para Covid

Após a vitória, Roberta prometeu seguir o estilo de trabalho de Sassoli. “David lutou muito para trazer as pessoas para a mesma mesa. É esse compromisso de manter unidas as forças construtivas na Europa que vou seguir”, disse.

Também concorrem ao cargo a sueca Alice Bah Kuhnke, do Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia, o polaco Kosma Zlotowski, do Grupo dos Conservadores e Reformistas Europeu, e a espanhola Sira Rego, do Grupo da Esquerda.

Os eurodeputados também elegeram 14 vice-presidentes e cinco gestores, que compõem a Mesa do Parlamento Europeu. A escolha determinará a composição do órgão nos próximos dois anos e meio, ou seja, até 2024.

(*) Com informações da Agência Brasil