Manaus, 28 de junho de 2024
×
Manaus, 28 de junho de 2024

Cenário

Ruptura: desentendimentos com o prefeito podem ter motivado a mudança de Lissandro Breval

O Portal AM1 observou o comportamento de Breval antes mesmo de ele ser um parlamentar, com base em suas publicações nas redes sociais, como Instagram e Facebook.

Ruptura: desentendimentos com o prefeito podem ter motivado a mudança de Lissandro Breval

Desentendimentos com David podem ter motivado a mudança de Lissandro (Fotos: Reprodução/Redes sociais - @lissandrobreval)

Manaus (AM) – Após três anos consecutivos apoiando o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e demonstrando lealdade, justamente no ano em que o chefe do Executivo municipal disputará a reeleição para o cargo majoritário, o vereador Lissandro Breval (PP) resolveu “pular do barco” e se juntar à oposição.

O Portal AM1 observou o comportamento de Breval antes mesmo de ele ser um parlamentar, com base em suas publicações nas redes sociais, como Instagram e Facebook.

Breval, que antes apoiava e elogiava assiduamente a gestão de David Almeida, começou a demonstrar insatisfação com o prefeito em meados de 2023, quando o mandatário vetou um de seus projetos de lei. Após esse episódio, apesar de ainda afirmar que apoiava Almeida, Lissandro foi se afastando lentamente.

A decisão do vereador de sair da base do prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e se unir à oposição pode ter sido motivada por uma série de fatores políticos, pessoais ou estratégicos, embora não haja uma única explicação oficial e cada caso possa ter suas particularidades.

Breval pode ter discordado de políticas, projetos ou decisões tomadas pela administração do prefeito que não estavam alinhadas com suas próprias convicções ou com as demandas de seus eleitores, ou a mudança pode ser uma estratégia para fortalecer sua posição política visando futuras eleições.

Ao se unir à oposição, Breval pode estar tentando se diferenciar e se posicionar como uma alternativa ao atual governo, já que ao deixar Almeida de lado, se uniu ao grupo do governador Wilson Lima (UB), que escolheu o deputado estadual Roberto Cidade (UB) como pré-candidato a prefeito neste pleito.

A reportagem procurou o vereador e o questionou sobre a verdadeira razão que o fez se afastar do prefeito e se unir ao grupo político do governador, mas ele preferiu não responder aos questionamentos até a publicação da matéria.

‘Caminhando com David’

Conforme os registros do parlamentar, ele já possuía uma amizade com David Almeida antes de ser eleito vereador. Os dois políticos disputaram o mesmo pleito eleitoral em 2020 em plena Pandemia da Covid-19 e foram eleitos pelo Avante para prefeito e vereador, respectivamente.

Lissandro Breval com David Almeida em campanha política de 2020 (Foto: Reprodução/Redes sociais – @lissandrobreval)

Ao longo desses três anos, Lissandro buscava sempre estar ao lado do mandatário ou ter o seu nome ligado ao de David. Em datas comemorativas como o Dia do Prefeito, nos anos de 2021 e 2022, o vereador parabenizou David Almeida e afirmou que David era o melhor prefeito de Manaus. O parlamentar também compartilhava sempre os pronunciamentos do prefeito e deixa isso claro nas suas redes sociais.

(Fotos: Reprodução/Redes sociais – @lissandrobreval)

Lissandro elogia David pelo dia do prefeito – 06-10-21 (Fotos: Reprodução/Redes sociais – @lissandrobreval)

(Foto: Reprodução/Redes sociais – @lissandrobreval)

Cabo eleitoral

Em 2022, quando o parlamentar decidiu concorrer a uma das oito cadeiras da bancada federal amazonense na Câmara dos Deputados, David Almeida foi seu cabo eleitoral e esteve presente em vários momentos com o então candidato a deputado federal, que não conseguiu se eleger e voltou a focar em seu mandato como vereador de Manaus.

Após a derrota nas urnas, no dia 23 de novembro de 2022, Lissandro renunciou à liderança do Avante na CMM.

Veto

A reportagem analisou que, no dia 1° de agosto de 2023, o prefeito de Manaus vetou um projeto de lei do parlamentar que estabelecia a instalação do “Botão do Pânico” em ônibus coletivos do transporte público municipal, o que gerou “revolta” ao então amigo de Almeida.

Foi a partir desse momento que as coisas desandaram entre os políticos, e embora Breval ainda fizesse parte do arco político do chefe do Executivo municipal, de vez em quando alfinetava o prefeito indiretamente na tribuna da CMM.

Já no dia 28 de agosto, aparentemente, as alianças permaneciam estabelecidas e o vereador compartilhou um vídeo para parabenizar o prefeito devido ao lançamento de um programa habitacional. Porém, no dia 28 de outubro, Lissandro participou de um jantar com Roberto Cidade e outros vereadores de oposição.

Passados dois dias, em 31 de outubro, Lissandro usou seu tempo na tribuna da Câmara Municipal de Manaus para cobrar o prefeito por melhorias no Centro de Manaus e destacou, em sua declaração, que “Manaus não é só Ponta Negra“. “Não adianta fazer uma obra e dizer que Centro todo está ganhando uma casa”.

No dia 6 de novembro, Breval votou contra o pedido de empréstimo que a Prefeitura de Manaus solicitou para dar continuidade em obras pela capital. O episódio causou uma polêmica entre a Câmara e o Executivo municipal. No dia seguinte à votação, a CMM amanheceu com as contas bloqueadas pela prefeitura e teve até ameaça de denúncia formal à Polícia Civil do Amazonas.

Lissandro se justificou nas redes sociais e afirmou que “quem vota contra o empréstimo não vota contra a população e sim, contra a falta de transparência”. Curioso é que o parlamentar não tinha esse posicionamento enquanto esteve ao lado do prefeito nos últimos três anos de mandato e esse comportamento foi percebido pelos eleitores.

Eleitor critica o vereador por estar com o prefeito por três anos e se voltar contra o mandatário agora (Foto: Reprodução/Redes sociais – @lissandrobreval)

Assumiu oposição

Conforme apurou a reportagem, Lissandro Breval assumiu oposição ao prefeito publicamente durante uma caminhada com o governador Wilson Lima e Roberto Cidade na comunidade Coliseu 1, na zona Norte, enquanto Wilson “entregava asfalto” no local.

(Foto: Reprodução/Redes sociais – @lissandrobreval)

Saiu do Avante

Com a oportunidade de sair totalmente da sombra de David Almeida, Lissandro muda de partido em 02 de abril deste ano, sai do Avante e migra para o Partido Progressistas (PP) durante a janela partidária. Posteriormente, continua atacando a gestão que apoiou durante os últimos três anos.

(Foto: Reprodução/Redes sociais – @lissandrobreval)

 

LEIA MAIS: