Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Mundo

Rússia alerta civis ucranianos que fujam e promete fazer ‘cercos apocalípticos’

A decisão ocorre após dias de promessas fracassadas que deixaram centenas de pessoas sofrendo sem acesso a remédios ou até mesmo água

Rússia alerta civis ucranianos que fujam e promete fazer ‘cercos apocalípticos’

Foto: Agência Brasil

UCRÂNIA – A Rússia anunciou, nessa quarta-feira (9), um cessar-fogo em cidades totalmente destruídas com o objetivo de civis consigam fugir de “cercos apocalípticos”. A decisão ocorre após dias de promessas fracassadas que deixaram centenas de pessoas sofrendo sem acesso a remédios ou até mesmo água.

Segundo informações da Agência Brasil, o novo anúncio de cessar-fogo foi semelhante ao anterior, que determinou paralisação nos bombardeios em Kiev, Kharkiv, Chernihiv, Sumy e Mariupol. Até essa terça, porém, apenas um corredor foi aberto, saindo de Sumy.

rússia ministro russo fala sobre a guerra
Foto reprodução Twitter

A Ucrânia, por sua vez, através de anúncio da vice-primeira-ministra, Iryna Vereshchuk, também determinou cessar-fogo entre as 9h e as 21h (4h e 16h em Brasília) para deixar os civis escaparem das cidades sitiadas por meio de seis corredores.

Leia mais: Ataque russo danifica gasoduto no sudeste da Ucrânia

‘Apocalíptica’

Segundo a Cruz Vermelha, Maripul, uma cidade portuária do Sul, encontra-se em pior situação, sendo descrita como “apocalíptica”, por mais de uma semana. Os moradores da cidade estão abrigados em subsolo devido aos bombardeios, sem acesso a água e comida.

Várias tentativas de cessar-fogo local para deixá-los sair fracassaram desde sábado (5). Kiev informou que 30 ônibus e oito caminhões de suprimentos não conseguiram alcançá-los ontem, depois de terem sido bombardeados pela Rússia, violando o cessar-fogo. Moscou culpou Kiev por não deter o fogo.