Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Esportes

Saiba o que pode ou não fazer durante a Copa no Catar

Conheça um pouco sobre as regras por trás do país-sede da Copa do Mundo 2022

Saiba o que pode ou não fazer durante a Copa no Catar

Foto: Kurt Schorrer/Divulgação/Fifa

CATAR – A Copa do Mundo começa oficialmente neste domingo (20) com o jogo de estreia do anfitrião Catar contra a seleção do Equador. Essa é a 21ª edição do mundial e a primeira vez que um país mulçumano recebe a competição.

32 seleções participam da Copa do Mundo no Cata e a próxima edição, em 2026, será nos Estados Unidos, México e Canadá. O jogo de abertura da competição acontece neste domingo (20), a partir das 13h pelo horário de Brasília no Estádio Al Bayt, em Al Khor.

Conheça a história do país-sede:

Catar é um país pequeno, de 2,9 milhões de habitantes na península arábica na Ásia Continental – fronteira com a Arábia Saudita. Por ser um país islâmico, existem hábitos comuns no Ocidente que não podem ser realizados nas ruas do país-sede mundial.

Devido à religião, consumir bebidas com álcool não é proibido na maioria dos lugares pelo país, exceto em alguns bares, restaurantes e hotéis credenciados.

Assim como fotografar ou filmar pessoas em lugares públicos sem autorização, demonstrar afeto em público, mostrar os ombros e os joelhos, defender os direitos LGBTQIA+. A homossexualidade no Catar é considerada ilegal; quem infringir as regras pode ser preso.

O processo de seleção dos anfitriões para as Copas começa com anos de antecedência. As votações para a escolha do Catar começaram em 2010 onde 24 membros do Comitê Executivo da Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado) que votam para escolher o país-sede por meio de votação.

Para a edição de 2022, concorriam Austrália, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e Catar; o país mulçumano ganhou a competição. Ele aceitou flexibilizar alguns termos para o famoso ‘padrão Fifa’ como a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios, por exemplo, porém 48 horas antes do início da competição, voltaram atrás mantendo a proibição.

Leia mais: Fifa anuncia suspensão da venda de álcool em estádios da Copa do Mundo, no Catar


A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) anunciou, na sexta-feira (18), que os organizadores decidiram proibir totalmente a venda de bebidas alcoólicas aos torcedores nos estádios do país durante a Copa do Mundo do Catar, que começa neste domingo, 20 de novembro.

O Catar carrega grandes polêmicas que infringem de maneira severa os direitos humanos. Recentemente, Paola Schietekat , uma mexicana de 27 anos foi condenada a 100 chibatadas e 7 anos de prisão após denunciar a agressão de um homem.

O caso se voltou contra Schietekat, que foi acusada de manter um caso extraconjugal com o seu agressor. A jovem estava morando no Catar para trabalhar no setor de economia do Comitê Organizador da Copa do Mundo do Qatar.

A opção para que a mulher não fosse condenada era se casar com o agressor, mas a economista conseguiu sair do país antes de sofrer as consequências da pena e o caso segue impune.

O jogo de abertura da Copa do Mundo ocorrerá neste domingo (20), a partir do meio-dia, em uma partida entre o Catar e a seleção do Equador. O Brasil entra em campo na quinta-feira (24) contra a Sérvia às 16 horas a competição encerra no dia 18 de dezembro.

Leia mais: Copa do Mundo: seleção da Polônia viaja para o Catar escoltada por aviões de caça da Força Aérea