Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Política

Saiba quem é Ricardo Nunes, vice de Covas que assume comando de SP

Ele foi escolhido para vice após recusa de outros nomes; episódio de violência domestica veio à tona na campanha

SÃO PAULO/SP— Com a morte do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, o vice-prefeito, Ricardo Nunes (MDB), assume a gestão da maior cidade do país.

Indicado a candidato na chapa de Bruno Covas (PSDB) como resultado de um arranjo político, após a recusa do apresentador José Luiz Datena e do deputado Celso Russomano (Republicanos), e quando ocupava o cargo de vereador pelo MDB, Ricardo Nunes tem trajetória curta na política, mas conseguiu cultivar boas relações na Câmara Municipal.

Além das alianças, pesou  na escolha de Covas o fato de o dono de uma empresa de controle de pragas, de 53 anos, ser conhecido pela discrição e ter uma biografia sem escândalos. Mas, ainda no meio do primeiro turno da eleição, veio a público uma denúncia de violência doméstica feita em 2011 pela mulher de Nunes.

Leia mais: Morre o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, vítima de câncer

O casal reatou o relacionamento e a investigação não foi à frente, mas, com a publicidade do caso, ambos tiveram de dar explicações sobre o episódio e alegaram que o fato ocorreu num momento de instabilidade emocional já superado.  Pouco antes, ligações do vice com entidades que prestam serviços para a prefeitura na área de creches também vieram a público e causaram desgaste.

Nunes foi eleito pela primeira vez em 2012, sob a bênção do vereador Milton Leite (DEM), um dos políticos mais influentes de São Paulo. O reduto eleitoral dos dois é a  periferia da Zona Sul da cidade. Católico, integrava a  bancada cristã da Câmara de Vereadores.

“Meu papel será o de somar esforços com o prefeito em tudo o que ele precisar. Vamos cuidar das pessoas numa gestão humanizada. Meu conhecimento das finanças públicas e da Câmara Municipal estarão sempre à disposição da liderança do prefeito e dos paulistanos.”, declarou durante a campanha a vice-prefeito.

(*) Com informações O Globo