Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Brasil

São Paulo registra 25 casos de variante da covid-19; mais 4 estados confirmam nova cepa

Com isso, somando-se ao Amazonas e São Paulo, o país registra seis estados que apresentam pessoas infectadas pela nova cepa do coronavírus

São Paulo registra 25 casos de variante da covid-19; mais 4 estados confirmam nova cepa

Foto: Reprodução

O estado de São Paulo já registra 25 casos da nova variante brasileira conhecida como P1, e que foi identificada pela primeira vez no Amazonas, no início deste ano. Além disso, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), outros cinco estados também já possuem registros de casos da nova cepa.

Entre os novos estados com casos da variante, estão: Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina. Sendo assim, somando-se ao Amazonas e São Paulo, o país registra seis estados que apresentam pessoas infectadas pela nova cepa do coronavírus. Casos relacionados a ela já haviam sido confirmados pelas secretarias estaduais de Saúde da Bahia, do Ceará e de Pernambuco.

Dos 25 casos em São Paulo, 16 deles são autóctones, ou seja, pacientes que não viajaram ao Amazonas ou tiveram contato com pessoas do estado.

Nessa terça-feira (16), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou três casos de reinfecção pelo novo coronavírus pela nova variante P1. Outros 12 casos de possíveis reinfecções seguem em investigação pela FVS-AM.

De acordo com estudos da Fiocruz, já foram sequenciadas quase 3,6 mil amostras coletadas no Brasil, sendo 1.035 em São Paulo; 726 no Rio de Janeiro; 340 no Amazonas; 306 Rio Grande do Sul; 167 na Paraíba; 150 em Pernambuco e as demais em outros estados.

Leia mais: FVS-AM confirma que casos de reinfecção pelo novo coronavírus são da variante P.1

Um balanço desse trabalho aponta que mais de 60 linhagens do vírus já foram encontradas no país, porém, predominam a B.1.1.33 e a B.1.1.28, que circulam no Brasil desde março. O surgimento de linhagens diversas é um processo comum nos vírus, e, na maior parte dos casos, as mudanças implicam pequenas diferenças no material genético.

Foi a B.1.1.28 que, após mutações, deu origem à variante P.1, encontrada no Amazonas, e à P.2, descrita pela primeira vez no Rio de Janeiro. Ambas são consideradas “variantes de preocupação” e apresentam modificações na proteína spike, estrutura do vírus que se conecta às células humanas.