Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Saullo Vianna deixa Semasc para reassumir mandato na Câmara dos Deputados

A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município na sexta-feira (7) e contou com a assinatura do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

saullo-vianna-deixa-semasc-e-r

(Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Manaus (AM) – O deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) foi exonerado do cargo de titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em Manaus.

A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município na sexta-feira (7) e contou com a assinatura do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Saullo Vianna havia deixado o mandato na Câmara dos Deputados em janeiro deste ano, quando foi nomeado por David Almeida para comandar a pasta de Assistência Social.

Com a troca da Câmara pela Semasc, Vianna passou a receber pouco mais da metade do salário que recebia como parlamentar. Desde fevereiro, o salário de deputado federal é de R$ 46.366,19, enquanto o de secretário municipal, definido pelos vereadores em dezembro do ano passado, é de R$ 27 mil.

Durante o período em que Vianna esteve afastado, o mandato foi exercido pelo deputado federal Pauderney Avelino (União Brasil). Avelino já havia assumido a suplência anteriormente, quando Fausto Jr. (União Brasil) foi nomeado secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Com o retorno de Saullo Vianna à Câmara, Pauderney Avelino deixa novamente o cargo.

Segundo nota encaminhada à imprensa, o deputado retorna ao Congresso para tratar diretamente das emendas parlamentares. “A medida é necessária para que ele possa realizar pessoalmente as indicações das emendas parlamentares destinadas aos municípios do Amazonas no orçamento federal de 2026”, informa o comunicado.

Saullo Vianna assumiu a Semasc após apoiar abertamente o prefeito David Almeida em sua campanha de reeleição, mesmo sendo filiado ao União Brasil, partido pelo qual Roberto Cidade também concorreu à Prefeitura de Manaus, sem chegar ao segundo turno das eleições municipais de 2024.

Após a vitória de David Almeida, em janeiro, Vianna foi nomeado titular da Semasc e agora retorna ao mandato de deputado federal. Conforme o Diário Oficial do Município, a subsecretária Dermiviana Rayol assumirá interinamente o comando da pasta.

 

LEIA MAIS: