
(Foto: Reprodução)
MANAUS – Durante debate realizado pela TV Norte Amazonas, filiada do SBT, nesta quinta-feira (29), o candidato ao governo estadual Israel Tuyuca (PSOL) falou que uma das suas propostas para a Educação é construir universidades indígenas, nem que para isso seja necessário “invadir” a Europa.
“Se os portugueses invadiram o Brasil e a Amazônia, nós vamos invadir Portugal. Buscar recursos. Nós vamos invadir França, Holanda, porque vocês [europeus] vieram até aqui e pegaram as nossas coisas. Oh, europeus! ‘vô’ pegar vocês, hein!”, disse Tuyuca.
A declaração foi dada após Eduardo Braga (MDB) relembrar que criou a Lei de Cotas e que Tuyuca foi beneficiado por ela. O candidato do PSOL é indigena e formado em medicina. Ele, por sua vez, defendeu que os indígenas devem ter uma universidade só para eles para não ficar “mendigando” vagas em outras universidades do estado.
Leia mais: Vídeo: Braga se desequilibra durante debate e hostiliza jornalista do SBT
“Quero ver meus parentes sendo graduados, pós-graduados. Assim, eles terão autonomia e protagonismo de desenvolver as comunidades indígenas, de desenvolver os territórios onde eles estão e não virão para a cidade mendigando, passando fome, não virão para a cidade para sofrer!”, destacou o psolista.
Esse foi o último debate entre os candidatos ao governo, antes do 1º turno das eleições. Além de Tuyuca e Braga, participaram também Carol Braz (PDT), Henrique Oliveira (Podemos) e Ricardo Nicolau (Solidariedade).
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.