Manaus (AM) – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), iniciaram, nesta sexta-feira (22/11), o trabalho preventivo de reforço do policiamento nas unidades prisionais do Estado com a Operação Cerberus. O objetivo é intensificar as ações de segurança preventiva nas unidades, como acontece rotineiramente todo fim de ano.
Coordenada pela SSP-AM, Seap e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amazonas (MPAM), a operação será mantida até o mês de janeiro de 2025.
Operação Cerberus
Denominada Cerberus, a operação é realizada há cinco anos no Amazonas. O secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel Paulo Cesar Gomes, enfatizou que o alinhamento com os órgãos de segurança é um diferencial que fortalece as varreduras no entorno das unidades prisionais, proporcionando maior precisão e agilidade nas abordagens e verificações.
Essa estratégia assegura respostas mais rápidas e eficientes em caso de quebra de ordem por parte dos presidiários. “Estamos dando início à Operação Cerberus, que é uma ação preventiva. Com essa operação durante o fim do ano, a integração entre os órgãos nos auxilia na manutenção da segurança pública e da ordem no Amazonas”, afirmou o secretário da Seap.
Segundo o titular da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), coronel Almir Cavalcante, as ações preventivas estão sendo potencializadas com o emprego de tropas especializadas do Comando de Policiamento Especializado (CPE), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e do esquadrão de elite da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).
“Alinhamos as operações dentro das unidades prisionais para prevenir qualquer tipo de acontecimento e para que, caso ocorra algo extraordinário, estejamos prontos para agir preservando a segurança dos agentes, internos e população”, afirmou.
O diretor do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), cabo Magno Raposo, destacou que o Estado realiza inspeções frequentes nas unidades prisionais e, mais uma vez, está presente para acompanhar os trabalhos realizados durante o fim de ano.
“As revistas nas dependências da unidade visam identificar e apreender qualquer material não permitido que, porventura, esteja dentro do complexo prisional. Essas atividades serão intensificadas ao longo do mês de dezembro, em razão da aproximação do fim do ano e dos eventos festivos, como o Natal e o Ano Novo”, ressaltou o diretor do Compaj.
Mais segurança
O Governo do Amazonas também lançou a Operação Natal Mais Seguro 2024. Coordenada pela PMAM, aproximadamente 1.800 policiais militares, divididos em escala de serviço de três turnos, o equivalente a 600 PMs por dia, nos horários das 7h às 23h, de domingo a domingo estão atuando nas ruas.
(*) Com informações da assessoria
LEIA MAIS:
- Força Nacional ficará por mais 30 dias nas unidades prisionais do Amazonas
- Seap descobre manifestação programada por facção criminosa
- Governo descarta rebelião no Compaj
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.