Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Secretária de Saúde do Amazonas pode ser afastada se negar informações, diz TCE

Na última semana, o TCE-AM pediu informações sobre todas as ações adotadas no combate ao novo coronavírus no Estado

Secretária de Saúde do Amazonas pode ser afastada se negar informações, diz TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) aprovou, nesta quinta-feira, 23, a possibilidade de pedir o afastamento da secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz.

Além disso, também definiu a aplicação de multa e a responsabilização solidária do governador Wilson Lima, caso a Susam não encaminhe documentos e informações solicitadas pelo TCE-AM até o final desta sexta-feira, 23.

“Sempre prezei pela proteção ao erário público, mas não hesitarei em solicitar o afastamento da secretária da Susam, caso esta não apresente os documentos e informações solicitadas por este Tribunal, com a possibilidade de multa e a responsabilidade do governador”, afirmou a conselheira Yara Lins dos Santos.

Na última semana, o TCE solicitou que a Susam encaminhasse informações sobre todas as ações adotadas no combate ao novo coronavírus no Estado.

Ofícios encaminhados

Em dois ofícios encaminhados à Susam, a conselheira pediu que fossem relacionadas todas as contratações e aquisições feitas pela Secretaria para o combate à Covid-19, informando valor, objeto, números das notas de empenho, identificação do contratado, com cópia na íntegra, e prazo.

Nenhuma informação foi dada pela titular da Susam, Simone Papaiz.

O procurador-geral de Contas, João Barroso, ao falar do tema, informou que o governo do Estado, também não respondeu os ofícios enviados pelos MPC, com uma série de questionamentos na área de saúde.

*Com informações da Assessoria