Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Secretário de Comunicação de Manaus vai à polícia para rastrear autores de difamação

Este é o segundo caso de polícia envolvendo a Prefeitura de Manaus. O primeiro teve como vítima o prefeito, David Almeida que foi alvo de difamação, por meio de um áudio produzido com IA.

Secretário de Comunicação de Manaus vai à polícia para rastrear autores de difamação

(Fotos: Reprodução/Redes sociais)

Manaus (AM) – O secretário de Comunicação de Manaus, Israel Conte, informou nesta terça-feira (20), que registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) na Delegacia Virtual do Amazonas para que a polícia investigue e descubra quem são os responsáveis por crimes de difamação contra ele, que envolvem a acusação de que ele favorece empresários por meio de contratos.

Um vídeo que tem circulado nas redes sociais afirma que Israel é o responsável por contratos que a Prefeitura de Manaus possui com diversas mídias e, que alguns dos contratos são com 15 portais de notícias do município de Parintins, que já receberam mais de R$ 2 milhões, segundo as informações do material que viralizou na internet.

De acordo com o vídeo, os sites patrocinados com a verba oriunda da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) pertencem ao filho de um jornalista e empresário de Manaus, para quem Conte já trabalhou antes de assumir o cargo de secretário municipal.

O material afirma, ainda, que a situação é “um esquema de corrupção dos mais graves, que deve ser denunciado e investigado para que os responsáveis sejam punidos e a justiça seja feita”

Em sua publicação, o secretário afirma que a polícia vai certamente chegar rápido a quem atentou contra a sua honra, acrescentando que a pessoa responderá na Justiça pelas chantagens que vêm fazendo com ele.

“Os porões da internet têm sido usados pelos covardes e inescrupulosos, mas não existe anonimato e os criminosos sempre serão desmascarados”, diz trecho do texto.

captura-de-tela-2024-02-20-172854

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Segundo caso envolvendo a Prefeitura

Este é o segundo caso de polícia envolvendo o Executivo municipal. O primeiro teve como vítima o prefeito, David Almeida (Avante), quando em dezembro do ano passado foi difamado por meio de um áudio, em que o locutor se passava por ele para preferir insultos aos professores, em meio uma crise entre a categoria e o prefeito por causa di pagamento do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

O áudio foi produzido com uso da tecnologia de Inteligência Artificial (IA), para que, quem ouvisse, acreditasse que era mesmo a voz de David Almeida.

No dia 9 de fevereiro a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação ‘Nirmata’ e cumpriu nove mandados de busca e apreensão contra os suspeitos de difamarem o prefeito usando os áudios falsos.

Entre os alvos estavam um designer, três empresas de publicidade e os seus sócios. A operação foi um desdobramento da denúncia feita pelo prefeito ainda no ano passado, quando a PF instaurou um inquérito para investigar suposta difamação eleitoral por meio de Inteligência Artificial (IA).

Após a operação, David parabenizou a polícia e disse que esperava que o caso servisse de exemplo para o país, para que o processo eleitoral deste ano não fosse contaminado, fraudado por quem deseja manipular a realidade.

Transparência

O Portal AM1 verificou que no Portal da Transparência da Prefeitura é possível obter informações sobre os pagamentos feitos pela Secretaria de Comunicação, em ‘Despesa’ e os detalhes dos gastos.

Existem, por exemplo, informações sobre quais ‘credores’ foram pagos, os valores por mês, a data do pagamento e todos os fornecedores, empresas que prestam serviços ligados à Semcom.

Algumas dessas empresas são: Mene e Portela Publicidade Ltda; Informe Comunicação Integrada SS; Agência de Interatividade e Marketing Ltda, dentre outras.

LEIA MAIS: