Manaus, 1 de junho de 2024
×
Manaus, 1 de junho de 2024

Cidades

Seduc e Semed suspendem aula quinta e sexta em preparo às eleições

Seduc e Semed suspendem aula quinta e sexta em preparo às eleições

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vão suspender as aulas na próxima quinta, 4, e sexta-feira, 5, para atender ao pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) de preparo e disponibilidade das escolas para as eleições do dia 7 de outubro, domingo. No dia seguinte ao pleito, segunda-feira, as aulas serão retomadas.

Segundo o TRE-AM, na rede estadual, serão 177 colégios em Manaus e 90 no interior. Na, municipal serão 233 estabelecimentos. A Seduc informou que a cessão da infraestrutura das escolas ao TRE-AM está prevista em calendário escolar e as atividades suspensas nesses dias serão repostas, não havendo qualquer tipo de prejuízo aos estudantes.

Em Manaus, o TRE instalará 1,4 mil seções eleitorais, que poderão atender aproximadamente 523 mil eleitores aptos durante o primeiro turno das eleições. Em todo o Estado são 2,4 milhões de eleitores aptos a votar.

A subsecretária de Gestão Educacional (SSGE) da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Euzeni Araújo, também não haverá prejuízos aos estudantes. O calendário de aulas foi planejado para garantir os 200 dias letivos.

“Esse período eleitoral é considerado previamente no nosso calendário escolar, no conteúdo e questões pedagógicas dentro da escola. As aulas serão suspensas a partir de quinta-feira (4/10) nas 233 cedidas ao TRE e nas demais haverá aula regular. Todas as escolas terão funcionamento normal na segunda-feira”, disse Araújo.

Apoio técnico

Ainda conforme a subsecretária, além das unidades escolares, a rede municipal também cederá 10 veículos, e apoio técnico da Divisão de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) do órgão.

Os diretores das escolas cedidas, bem como a equipe pedagógica, de informática, de infraestrutura e motoristas ficam à disposição do tribunal no dia das eleições. “É uma força tarefa visando o pleno exercício da democracia. São 233 escolas que estarão preparadas para receber mais de 500 mil eleitores aptos, a fim de que possamos de fato contribuir com a democracia no País”, disse a representante da Semed.

(*) Com informações das Assessorias