Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cenário

Vicente Nogueira deve deixar Seduc e substituto será do quadro técnico

Para ocupar a vaga deixada por Vicente Nogueira, o nome mais cotado seria o do atual secretário executivo adjunto pedagógico da Seduc, Raimundo Barradas

Vicente Nogueira deve deixar Seduc e substituto será do quadro técnico

Secretário estadual de Educação, Vicente Nogueira, deve deixar a Seduc no fim de janeiro. Foto: Secom

O secretário de Educação do Amazonas, Vicente Nogueira, confirmou para interlocutores mais próximos que deve deixar o comando da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) no final do mês de janeiro.

Nogueira está de mudança para Portugal com a família, informação que o secretário teria dado ao governador Wilson Lima quando assumiu a pasta em 2019.

Para ocupar a vaga deixada por Vicente Nogueira, o nome mais cotado seria o do atual secretário executivo adjunto pedagógico da Seduc, Raimundo Barradas, 45.

Com perfil técnico, o educador tem larga experiência administrativa e pedagógica, tendo passado por todas as etapas dentro da Seduc, da qual é servidor há mais de 20 anos.

Barradas ingressou na Seduc como professor e depois foi gestor escolar por nove anos. Após esse período na ponta da educação foi convidado para ocupar o cargo de gerente do Ensino Médio e posteriormente assessor do Departamento de Planejamento (Deplan). 

O secretário pedagógico é filósofo formado pela PUC-Brasília, Especialista em Docência (UFRJ), Mestre em Educação (Ufam) e Doutor em Ciências da Educação (Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma- Vaticano).

Foi também o primeiro diretor eleito da Escola de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e reeleito em seguida. Também foi coordenador de qualidade da universidade e foi vice-reitor da UEA.

Na Seduc tem organizado a pasta do ponto de vista das políticas educacionais, junto com o titular Vicente Nogueira.

No campo da pesquisa é autor das obras Pra quê serve a Filosofia, Fedhaus, 1995; co-autor de Ética e Educação, FSDB, 2004; co-autor do livro Ética e Formação Profissional Docente, UEA, 2005;
e autor de a Vida Acadêmica: Guia Prático do Universitário, 2018.

A Seduc tem o maior orçamento do estado, na casa dos R$ 3 bilhões, e o governador Wilson Lima (PSC) deve optar por um nome técnico.