Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa teve início nessa segunda

A vacinação de bovinos é obrigatória e consiste em uma das estratégias do Pnefa

Segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa teve início nessa segunda

Foto: Rayra Lima / Portal AM1

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa (FA) iniciou, na manhã desta segunda-feira (1º), na Fazenda Santa Rosa, localizada no quilômetro 5, da estrada do Caldeirão, em Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). A campanha segue até o dia 14 de setembro para o rebanho de até 24 meses.

Leia mais: Portaria dispensa prazo de validade em embalagens de vegetais frescos

O Diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Alexandre Araújo, ressaltou a importância da campanha, “Nós teremos agora 41 municípios em campanha. São aqueles municípios que fazem o regime de criação entre terra firme e várzea, ou seja, os animais agora para serem vacinados eles vão sair da terra firme pra várzea, na hora que eles forem para a várzea eles recebem a vacina na terra firme”.

Foto: Rayra Lima / Portal AM1

Os municípios que receberão os imunizantes são: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.

A vacinação de bovinos é obrigatória e consiste em uma das estratégias do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para garantir o status desses municípios como zona livre de febre aftosa com vacinação. Além de essencial para garantir a sanidade do rebanho do Estado, a medida assegura a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos amazonenses.

Vídeo: Rayra Lima/AM1

O imunizante pode ser adquirido junto ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) ou nas casas agropecuárias cadastradas junto à Adaf. Os produtores que deixarem de vacinar seu rebanho estarão sujeitos a multa de R$ 40 por animal, mais R$ 300 por propriedade.

A doença

A Febre Aftosa (FA) é uma doença causada por um vírus de RNA da família Picornaviridae e do gênero Apthovirus altamente contagioso, que acomete bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais de cascos fendidos. A transmissão acontece principal por via respiratória ou por contato direto ou indireto com animais infectados.

Entre os sintomas da doença estão febre e lesões na boca, narinas, focinho, patas ou tetas. Sinais clínicos como perda de apetite, salivação excessiva, diminuição da produção de leite, e dificuldade de locomoção devem acender o alerta entre os criadores.