Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Sem líder há três semanas na ALE, governo de Wilson Lima sofre crise

Na última segunda-feira, 15, os professores reuniram-se na Casa para discutir suas principais reivindicações e na ocasião, não havia líder do governo

Sem líder há três semanas na ALE, governo de Wilson Lima sofre crise

Com pouco mais de 100 dias de governo, Wilson Lima (PSC) está sem liderança na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM) há pelo menos três semanas. Na última segunda-feira, 15, os professores da rede estadual de ensino reuniram-se na Casa Legislativa para discutir suas principais reivindicações e, na ocasião, não havia líder do governo para intermediar as negociações.

O deputado Bessa não conseguiu chegar ao quarto mês como líder do governo (ALE/AM)

Os docentes protestaram contra o reajuste salarial de 3,98% oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a categoria pede reajuste de 15%. A categoria está em greve há três dias, sem prazo para chegar a um consenso.

Além de não ter líder do Executivo, não havia nenhum representante no Parlamento que pudesse falar em nome de Wilson Lima. Quem ainda tentou defender o governador foi o deputado Dr. Gomes (PSDB), que acabou sendo vaiado por não ter legitimidade para argumentar com a categoria.

Gomes apresentou um documento encaminhado pelo governo do Amazonas, que mantém a proposta de reajuste de 3,93%. Na ocasião, o argumento do deputado foi que o Estado já havia “ultrapassado o limite máximo de 40% permitido com pagamento de pessoal, chegando a um valor de 49%.”

Argumento equivocado

A informação do deputado foi rebatida pelos sindicalistas, uma vez que o risco de ultrapassar o limite de gastos com pessoal ocorrerá se o governo não rever seus gastos e tomar providências, principalmente, nas despesas com a folha de funcionários comissionados que chega a R$ 40 milhões ao mês e os pagamentos feitos às cooperativas médicas.

Ninguém quer

Em um levantamento feito pelo Portal Amazonas1 há dez dias, nenhum dos cotados para preencher a vaga de liderança do governo querem o cargo. Os dois vice-líderes, Joana Darc (PR) e Cabo Maciel (PR),  negaram, dando a justificativa de que estão ocupados com outras demandas.

Em coletiva à imprensa, na semana passada, Wilson Lima informou que mantém contato com os deputados e que tem uma boa relação com todos. “Eu tenho uma boa relação com todos os deputados, não vejo e não há dificuldade de comunicação na Assembleia Legislativa, converso com todos” disse. 

Entenda o caso

No final do mês de março, o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) saiu do posto de líder do governo na Assembleia após cometer gafes na defesa do Executivo, na Assembleia Legislativa, entre elas, a falta de conteúdo para falar sobre a crise na Saúde.  

Desde a saída dele, nos bastidores, pelos menos cinco parlamentares foram sondados por Wilson Lima, mas a insegurança administrativa da atual gestão tem afastado o interesse dos parlamentares em representar o governo no Legislativo.