Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Vídeo: sem retorno da prefeitura, feirantes do Japiim convivem com lixeira viciada

Ao Portal AM1, uma feirante afirmou que os comerciantes já procuraram a Prefeitura de Manaus, no entanto, nada foi resolvido

Vídeo: sem retorno da prefeitura, feirantes do Japiim convivem com lixeira viciada

Foto: Reprodução / TV AM1

Manaus, AM – A falta de limpeza tem afastado as vendas dos feirantes da Feira da Japiinlândia, no bairro Japiim 2, zona Sul de Manaus. Em denúncia encaminhada ao Portal AM1, os trabalhadores do local relataram a dificuldade que enfrentam por conta do descaso da Prefeitura de Manaus em atender a demanda dos feirantes.

A equipe de reportagem foi até o local para constatar a denúncia e se deparou com uma grande quantidade de lixo no local, que atrai urubus, ratos, insetos e outros animais que transmitem doenças para os humanos.

Leia mais: Vídeo: Motoqueiro e criança são arremessados por carro em alta velocidade em Manaus

No local, também existe uma placa indicando que é proibido jogar lixo, no entanto, ainda assim, as pessoas continuam despejando o lixo no local, uma vez que não existe uma lixeira apropriada. Segundo uma feirante que não quis se identificar, os comerciantes já procuraram a prefeitura, mas até agora, nada foi feito.

Foto: Reprodução / TV AM1

“Estamos em constante luta com esse lixo. Já fomos na [sic] prefeitura e nada. Tinha que ter alguma coisa para ficar o lixo dentro”, desabafou. Ela ainda afirmou que por conta da quantidade de lixo, as vendas estão sendo afetadas.

“O lixo tem prejudicado nossas vendas, aparece bichos, urubus. Os clientes vêm na [sic] feira e não têm onde estacionar porque o lixo toma conta da calçada”, contou à equipe de reportagem.

O Portal AM1 procurou a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), que informou que já esteve no local e está implantando uma lixeira no local. De acordo com a Secretaria, ainda nesta semana, vão incluir “a rua na programação de limpeza para realizar os serviços de capinação.”

Leia mais: Motorista vai beijar mulher no carro e acaba derrubando poste no Lírio do Vale

A equipe também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) para questionar a denúncia dos feirantes e o motivo da falta de uma lixeira no local.

Semana passada a Semulsp saiu do comando de Saba Reis (Avante), um dos secretários escolhidos por David Almeida para disputar as eleições. Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) acompanharam, na tarde de quinta-feira (31/3), a posse do novo titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Altervi Moreira. Apesar das denúncias dos feirantes, Sabá foi escolhido para receber medalha de ouro na CMM, Casa comandada por seu filho, o vereador David Reis.

Sabá saiu da Semulsp sem acabar com a lixeira viciada da Feira do Japiim.

Em nota, a Semacc informou que, na última semana, foi assinada uma ordem de serviço para o início de uma reforma geral na Feira do Japiim. “Todos os problemas levantados, inclusive o de falta de lixeiras, serão sanados com a reforma que já inicia nos próximos dias”.

A pasta também trocou de mãos. David tirou Renato Júnior do comando e o levou para a Seminf, após tirar Marcos Rotta da frente da Secretaria de Infraestrutura. Wanderson Costa assume a Semacc. Nas últimas semanas, o prefeito anunciou a reforma das feiras, fazendo grande propaganda da Feira do Japiim, ignorando a realidade relatada pelos feirantes, mostrando apenas um clima de festa com o anúncio da assinatura da Ordem de Serviço para a execução de obras no local.

No entanto, a Semacc também destacou que, “de acordo com a Lei 123/2004, cabe às comissões gestoras de cada feira ou mercado, composta pelos próprios permissionários, a limpeza, pequenos reparos e o ordenamento dos espaços”.

Assista à reportagem: