
(Foto: João Viana / Semcom)
Manaus (AM) – O semáforo instalado no cruzamento da avenida Umberto Calderaro Filho com a rua Belo Horizonte, na zona Centro-Sul de Manaus, entrou em funcionamento neste domingo (23).
A intervenção, realizada pela Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), tem o objetivo de reduzir acidentes e melhorar a fluidez do trânsito em um dos trechos mais críticos da cidade.
O vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Renato Junior, explicou que a instalação do conjunto semafórico visa proteger vidas.
“A determinação do prefeito David Almeida é clara: em pontos com alto índice de sinistros, devemos realizar estudos técnicos e implementar soluções eficazes. Com esse semáforo, garantimos mais organização e segurança para motoristas e pedestres”, afirmou.
Antes da implantação do semáforo, a prefeitura realizou um estudo detalhado sobre a movimentação no local. Durante um mês, drones monitoraram o fluxo de veículos e pedestres, identificando os principais pontos de retenção e os momentos críticos de travessia.
Os dados revelaram que motoristas que tentavam cruzar a Umberto Calderaro Filho a partir da Belo Horizonte chegavam a esperar entre 15 e 20 minutos nos horários de pico. Além disso, constatou-se que, a cada três acidentes registrados no cruzamento, dois resultavam em vítimas lesionadas ou fatais.
Diante dessas informações, a prefeitura optou por instalar um conjunto semafórico para organizar a passagem de veículos e permitir que pedestres atravessem a via com mais segurança.
“A prioridade da gestão é proteger vidas, ordenar o tráfego e reduzir o tempo de espera no trânsito. Essa intervenção trará mais previsibilidade para os motoristas e reduzirá os riscos de colisões”, destacou Renato Junior.
Mudança planejada
A instalação do semáforo foi planejada para causar o menor impacto possível na fluidez do trânsito. A principal alteração ocorre para os veículos que fazem a conversão na ladeira da Umberto Calderaro Filho, vindos da avenida André Araújo. Já os motoristas que seguem em linha reta pela Umberto Calderaro Filho não serão afetados, garantindo que o fluxo principal continue livre.
Essa configuração foi definida para evitar congestionamentos e, ao mesmo tempo, oferecer uma travessia mais segura para os condutores que acessam a Belo Horizonte.
“Com esse novo sistema, equilibramos a fluidez do trânsito e a segurança viária, garantindo que o trecho fique mais organizado sem comprometer a mobilidade”, explicou o vice-prefeito.
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, também ressaltou os benefícios da nova sinalização. “A instalação do semáforo foi baseada em estudos técnicos detalhados. Analisamos o fluxo de veículos e pedestres para garantir que essa solução aumente a segurança e melhore a fluidez no local, permitindo que quem vem pela Belo Horizonte possa atravessar com total segurança”, reforçou.
Embora a solução definitiva para o trecho seja a implantação de uma passagem de nível, a prefeitura optou por essa intervenção emergencial para organizar o fluxo e reduzir os riscos de acidentes imediatamente.
A nova sinalização já está em funcionamento, e a prefeitura seguirá monitorando os impactos da mudança para realizar ajustes, se necessário.
LEIA MAIS:
- Semáforo é instalado no cruzamento das avenidas Umberto Calderaro e Belo Horizonte
- Manaus já conta com 43 semáforos inteligentes
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.