Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cidades

Semana de Conciliação terá 10 mil audiências no Amazonas

A Semana Nacional de Conciliação é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça

Semana de Conciliação terá 10 mil audiências no Amazonas

Acordos foram fechados na Semana de Conciliação (Foto: Divulgação/TRT11)

Mais de 10 mil audiências estão agendadas para a XIII Semana Nacional de Conciliação do Judiciário do Amazonas, que começou nesta segunda-feira, 5, e se estende até o próximo dia 9 de novembro, em 89 Varas Judiciárias, sendo 36 da capital e 53 do interior.

 

Acordos trabalhistas somaram R$ 4 milhões

(Foto: Divulgação/TRT11)

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), órgão responsável pela ação, organizou uma equipe de aproximadamente 1.100 trabalhadores, entre juízes, servidores e voluntários, para atender um público estimado em 20 mil pessoas. Somente no ano passado, durante a Semana de Conciliação, o judiciário amazonense realizou 3.587 acordos, movimentando mais de R$ 25 milhões.

A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.

Como participar?

Para a Semana Nacional da Conciliação, os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou a instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana, deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita.

As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores.

 

(*) Com informações assessoria Tribunal de Justiça do Amazonas