Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cidades

Semana Santa: família segue tradições há 15 anos em Manaus

O período que celebra a Paixão, a morte e ressurreição de Jesus Cristo é marcado por ritos que ainda são preservados

Semana Santa: família segue tradições há 15 anos em Manaus

Família segue uma programação especial na Semana Santa (Foto: Arquivo pessoal)

Manaus (AM) – Considerada a semana mais importante do ano para os cristãos, a Semana Santa começa neste domingo (02) e segue até o dia 08 de abril, o domingo de Páscoa. O período que celebra a Paixão, a morte e ressurreição de Jesus Cristo, é marcado por tradições e ritos que ainda são preservados após séculos.

A celebração se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus. O último acontecimento é lembrado no domingo de Páscoa, sendo este o dia mais importante para os cristãos, pois Jesus vence a morte, ressuscita e mostra o valor da vida.

No Domingo de Ramos, a Semana Santa é oficialmente aberta. Neste dia, são comuns procissões que os fiéis levam ramos de oliveira ou palmeira às missas, o que originou o nome da celebração.

Embora o período seja celebrado de formas distintas por diferentes denominações, muitos cristãos seguem ritos parecidos e o objetivo é sempre o mesmo: relembrar um dos acontecimentos mais marcantes da história e alcançar o fortalecimento espiritual.

Família Mesquita

Uma das famílias que não deixa a data passar em branco é a família Mesquita. Moradores da zona Norte de Manaus, Wellington Christian, a esposa Michelly Mesquita e o filho do casal, Miguel, são católicos e seguem a programação especial da Semana Santa há pelo menos 15 anos.

Wellington relatou como é o período de quaresma, que é o momento que os serviços religiosos desse tempo focam na preparação da comunidade de fiéis para a celebração da festa pascal, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte.

“Esse momento da quaresma nós nos preparamos rezando santo rosário em família. Acordamos de madrugada e vamos rezar o rosário. Essa é a preparação da quaresma”, iniciou Wellington.

Durante toda a Semana Santa, a família abstém-se de carne vermelha. A preparação é feita por meio de jejum e abstinência de carne. Nesse período, eles comem apenas carne de peixe e realizam também mortificações, caridade e orações.

Segundo Wellington, a família participará neste domingo da programação do Domingo de Ramos e, na semana, terá a preparação para o tríduo Pascal, que é o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, na quinta, sexta e sábado. O Tríduo Pascal é celebrado em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus.

“Esse final de semana tem o Domingo de Ramos, onde vamos estar participando e semana que vem tem a preparação para o tríduo pascal. Essa é a nossa tradição da semana da páscoa”, contou.

“Hoje eu faço parte da catequese de São Bento, onde já tenho 10 anos como catequista. A minha esposa também, e nós levamos o nosso filho para todo tipo de formação, encontro, palestra, atividades que nós temos dentro da igreja. Ele participa de tudo conosco”, afirmou Wellington.

Nas celebrações, a família relatou que sempre participa das programações durante toda a Semana Santa, data que, segundo a família, é de muita importância para eles.

O catequista disse que irá participar na leitura de uma das programações neste Domingo de Ramos em uma celebração que ocorrerá às 09 horas.

“Neste domingo de Ramos, eu vou estar na leitura, onde vou estar com a fala de Pilatos. Será na celebração das 09 horas junto com os catequisandos”, contou Wellington.

Tradição de pais para filhos

O casal contou que participa da catequese há dez anos e tem o costume de levar o filho Miguel, desde agora, para aprender todos os ensinamentos, mesmo ainda tendo apenas 05 anos de idade.

“O meu filho participa com a gente. De toda formação, encontro, caminhada, ele sempre está com a gente. Nunca deixamos ‘de levar ele’ [sic] nas celebrações. Ele ajuda no ofertório da igreja. Nós somos bastante atuantes”, contou.

A família ainda revelou um desejo curioso que Miguel tem: de ser padre, e segundo Wellington, ele e a esposa irão apoiar o filho.

Reflexão

O padre Cesar Augusto, ex-reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, em sua entrevista ao Vatican News, nesse sábado (1), destacou alguns ensinamentos da passagem que dá origem à Semana Santa.

Ele relembra que Jesus entra em Jerusalém, montado em um jumentinho com uma missão de paz, “para entregar-se como oferta ao Pai, em nome de cada um de nós”.

“Jesus entra em Jerusalém, montado em um jumentinho. Isso significa que entra na cidade que é sua para fazer, com toda a humanidade, uma missão de paz, ainda que essa paz tenha como preço sua própria vida”, frisou.

LEIA MAIS: