Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cultura

Seminário discutirá políticas públicas para os segmentos culturais em Manaus

O Seminário deve promover o diálogo, integrando gestão, criação, fomento, difusão, os saberes e a diversidade

Seminário discutirá políticas públicas para os segmentos culturais em Manaus

Tenório Telles, afirmou que seminário é uma forma de fortalecer as atividades culturais e o trabalho dos artistas (Foto: Semcom/Divulgação)

Manaus (AM) – Com o tema “O Futuro das Políticas Culturais numa Cidade de Matriz Plural”, o 1º Seminário Municipal de Cultura discutirá nos dias 27 e 28, no Palacete Provincial, políticas públicas para o seguimento da cultura na capital.

O evento, aprovado pelos conselheiros de cultura do município, está sendo organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Conselho Municipal de Cultura (Concultura). As vagas são limitadas e as inscrições para participar do seminário devem ser feitas pelo site do conselho.

Conforme o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, o seminário surge para atender uma demanda dos segmentos artísticos que, há muito tempo, pediam um espaço democrático para dialogar pautas importantes para o aprimoramento das políticas públicas culturais na cidade.

“Antes de assumir a presidência, fui procurado por vários movimentos, dentre eles os que lutam por avanços em direitos, reconhecimento e inclusão no processo político cultural de Manaus. O seminário será um ambiente não apenas de formação em projetos e gestão, mas, também, para apresentação e discussão de propostas. Inclusive a equipe do Ministério da Cultura (Minc) estará presente para captação de bons projetos”, disse Osvaldo Cardoso.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, afirmou que como forma de fortalecer as atividades culturais e o trabalho dos artistas, a proposta do seminário foi aprovada pelos conselheiros de cultura do município. “O seminário surge da necessidade de promover diálogos entre a sociedade, os segmentos artísticos e culturais e o poder público, para fortalecer as políticas públicas culturais do município de Manaus”, disse Telles.

A cultura é um elemento imperativo para o desenvolvimento social, educacional, econômico e político, bem como o combate às vulnerabilidades do município. As políticas culturais são instrumentos que contribuem para a promoção da diversidade cultural, a valorização das identidades e das culturas, além de impulsionar a economia criativa e o turismo.

No entanto, para que as políticas culturais possam atender às demandas e necessidades da sociedade, é fundamental que haja um diálogo participativo e democrático entre os diferentes sujeitos envolvidos no processo. Por isso, os segmentos artísticos estarão presentes por meio de seus representantes: serão 15 de cada segmento, escolhidos pela base de cada setor cultural, que participarão dos debates e, após o evento, compartilharão os resultados com os demais artistas.

Política pública

O I Seminário Municipal de Cultura tem entre seus objetivos principais promover o diálogo, integrando gestão, criação, fomento, difusão, os saberes e a diversidade artístico-cultural no processo de fortalecimento das políticas públicas e compartilhando perspectivas dos setores público e privado.

Durante o seminário, serão oferecidas oficinas de formação em projetos e gestão para os artistas.

O Seminário Municipal de Cultura é um marco histórico para a cidade de Manaus, pois contribuirá para atualizar o debate cultural, após o período da pandemia da Covid-19, bem como estabelecerá novos parâmetros, propostas, ações e políticas para o fomento da cultura e valorização dos produtores culturais de nossa cidade.

Além disso, o evento visa atualizar os participantes sobre os marcos legais que regem as políticas culturais do município, proporcionando um ambiente propício para o debate e a construção participativa de proposições e soluções. 

Formato

O seminário propõe um formato dinâmico e democrático, com palestras, mesas-redondas, grupos de trabalhos, oficinas e apresentações para ampliar e intensificar a interação dos participantes. As temáticas farão correlação com os eixos da Proposta do Plano Municipal de Cultura.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: