Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Política

Senador Omar Aziz defende mudanças nas leis armamentistas

O senador integra o grupo da Justiça e Segurança Pública da equipe de transição de Lula

Senador Omar Aziz defende mudanças nas leis armamentistas

Senador pelo Amazonas, Omar Aziz (PSD) (Foto: Reprodução Instagram/ Omar Senador)

BRASÍLIA – O senador Omar Aziz (PSD) afirmou, nesta segunda-feira (28), que o novo governo deve mudar as leis que facilitaram o armamento da população. Ele integra o grupo técnico da Justiça e Segurança Pública da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Esse governo [Bolsonaro] facilitou ao máximo o armamento. Quem tem acesso a isso não é a população mais carente”, disse o senador, em entrevista à CNN Brasil.

“Nós vemos, hoje, o avanço da criminalidade no Brasil. Precisamos, estados, municípios e governo federal, ter um programa para o Brasil. Precisamos mudar. Quem tem que ocupar os espaços que nós estamos perdendo para as facções, para as milícias é o Estado brasileiro”, disse o senador.

Aziz citou que uma das propostas em discussão é o desmembramento do Ministério da Justiça e da Segurança Pública em dois. A Justiça trataria de questões relacionadas a “presídios, direitos humanos e inserção social”, segundo ele.

Leia mais: Lula volta a Brasília para definir lista de ministros e negociar a PEC

Falando de segurança pública, o senador cita que o Brasil é um dos maiores corredores de droga do mundo, em especial de cocaína, por conta do tráfico em fronteiras principalmente no estado do Amazonas:

“Drogas entram no Brasil pelo Alto Solimões, ou pelo Rio Negro, ou pela fronteira com a Bolívia, com o Paraguai, e vão para o resto do mundo. Abastecem as cidades brasileiras, os morros, onde quem está tomando conta disso são as facções”, afirmou Aziz.