Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Senadores do AM não emplacam comando de comissões e negam perda de força da bancada

Até o início deste ano, o senador Omar Aziz era presidente da Comissão de Assuntos Econômicos

Senadores do AM não emplacam comando de comissões e negam perda de força da bancada

Os três senadores da bancada do Amazonas não conseguiram emplacar nenhuma presidência nas comissões permanentes do Senado. Apesar do resultado, os parlamentares negam perda de força da bancada do Amazonas no Congresso.

Na terça (23), o Senado definiu o comando de seis comissões e, nesta quarta-feira (24), mais seis comissões tiveram seus presidentes eleitos. Após os resultados, o Portal Amazonas 1 procurou os senadores amazonenses para comentar as eleições que ocorreram nessa semana.

Em nota, a assessoria do senador Plinio Valério (PSDB) alega que, apesar de não assumir nenhuma comissão, isso não representa perda de força no Senado. Segundo o texto, ele abriu mão de cargo na Mesa Diretora e, no ano passado, chegou a integrar comissões, todavia, não como membro titular.

“O senador tinha opção de integrar a Mesa Diretora, na quarta secretaria, mas abriu mão para ser nomeado como ouvidor-geral do Senado. Além da Ouvidoria Geral do Senado, o senador Plínio foi designado como um dos sub-relatores da Comissão Mista de Orçamento, responsável pela área de Justiça e Segurança Pública”, afirma a nota.

Leia mais: Quatro vereadores novatos e um reeleito têm contas de campanha reprovadas pelo TRE-AM

Já Eduardo Braga, do MDB, a maior bancada no Senado, foi reconduzido à liderança do partido e, portanto, não poderia acumular cargos assumindo a presidência de comissões. O senador também não vê perda de força com as eleições da semana, levando em consideração que duas de suas indicações para comissões foram eleitas.

O MDB ficou com a presidência das comissões de Infraestrutura e de Educação, com Dário Berger (MDB-SC) e Marcelo Castro (MDB-PI), respectivamente.

“Importante salientar que, nas três primeiras comissões citadas (CCJ/CAE/CI), as mais importantes do Senado, Eduardo Braga é titular desde o primeiro mandato”, declarou a assessoria de Braga.

O líder da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, Omar Aziz (PSD), foi o último senador do estado a presidir uma comissão no Senado. Omar era responsável pela Comissão de Assuntos Econômicos (CE). Procurado pela reportagem, o político não quis comentar o assunto.