
(Foto: Geraldo Magela, Waldemir Barreto & Andressa Anholete/Agência Senado)
Manaus (AM) – Os senadores do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB), votaram a favor do Projeto de Lei 2.088/2023, que estabelece medidas de resposta a barreiras comerciais impostas por outros países a produtos brasileiros.
A proposta, de autoria do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), foi aprovada na manhã da última terça-feira (1) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em caráter terminativo, o que permite o envio direto à Câmara dos Deputados após um prazo de cinco dias. No mesmo dia, o texto também foi aprovado por unanimidade no plenário do Senado.
A expectativa é que a Câmara dos Deputados analise o projeto ainda nesta semana. O PL autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos econômicos que dificultem a entrada de produtos nacionais no mercado global.
A aprovação ocorre em um contexto de crescente preocupação com as taxações impostas pelos Estados Unidos a produtos de parceiros comerciais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, caso essas medidas alcancem o Brasil, o país poderá adotar o princípio da reciprocidade e impor tarifas de retaliação.
Embora o Brasil tenha um déficit comercial com os EUA – ou seja, importe mais do que exporta –, a escalada da guerra comercial pode gerar impactos indiretos na economia nacional.
LEIA MAIS:
- Lula reitera que se Trump taxar produtos brasileiros, haverá reciprocidade
- Lula diz que relação com Trump será de reciprocidade
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.