MENU

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Senadores pressionam por convocação de David e Shádia à CPI da Covid; veja vídeo

Convocação de David Almeida e Shádia Fraxe à CPI foi pedida no dia 28 de abril pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO); gestores ainda não foram convocados
FERNANDA MARTINELLI – DIRETO DE BRASÍLIA
• Publicado em 29 de junho de 2021 – 20:37
CPI
Requerimentos para ouvir dupla foram apresentados em abril. Foto: Reprodução

BRASÍLIA, DF – Senadores da base de apoio ao governo Bolsonaro estão pressionando pela convocação do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado Federal.

A convocação de David e Shádia foi pedida pelo senador Marcos Rogério (DEM-GO). No entanto, quem pauta os requerimentos na CPI é o presidente da Comissão, Omar Aziz (PSD-AM). David e Shádia foram denunciados pelo Ministério Público e tiveram pedido de afastamento dos cargos no começo da vacinação em Manaus, suspeitos de favorecimento aos fura-filas da vacina.

Leia mais: CPI da Covid irá convocar David Almeida e Shádia Fraxe para explicar fura-filas da vacina

Marcos Rogério (DEM-GO) diz que quer que o prefeito e a secretária sejam convocados com a maior celeridade possível. Segundo ele, é preciso investigar tudo o que ocorreu em janeiro de 2021, quando estourou a segunda onda da covid-19 na capital amazonense.

“Eu quero que a investigação siga o caminho do dinheiro. O caso do AM é emblemático, que precisa de muito esclarecimento. Aconteceu muita coisa que expôs a população, em sofrimento e em morte”, afirmou.

Blindagem

Já o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirma que a cúpula da CPI quer “blindar” o rastreamento do mau uso dos recursos públicos. Segundo ele, o requerimento para a convocação de Shádia e David estava na pauta há cerca de três semanas. Entretanto, estranhamente, foi retirado de pauta, segundo o senador.

“Sempre que posso, tenho cobrado para que façamos o trabalho por completo. Entendo que o governo federal precisa ser investigado, mas também acredito que governos estaduais e municipais também precisam, já que receberam centenas de milhões de reais”, afirmou.

Girão ainda salienta que, se a CPI quer continuar tendo credibilidade, precisa convocar os gestores estaduais e municipais. Ele diz que a Comissão está derretendo todos os dias, por não avaliar os requerimentos.

“Esses requerimentos estavam na pauta e deveriam ser votados, mas não foram. São requerimentos para convocar prefeituras e estados que foram visitados pela Polícia Federal”, completou.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap