Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Serafim diz que navegação de navios pelos rios do AM deve normalizar em novembro

Serafim Corrêa também informou que a dragagem na costa do Tabocal, próximo ao município de Itacoatiara, segue em ritmo intenso.

Serafim diz que navegação de navios pelos rios do AM deve normalizar em novembro

(Foto: Serafim Corrêa/Facebook)

Manaus (AM) – O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, disse que em novembro, com a subida do rio Amazonas, os navios de carga voltaram a trafegar com segurança pelos rios do Estado.

A informação foi divulgada por meio de uma postagem no Instagram, no último fim de semana, em que o secretário publicou um vídeo da dragagem na costa do Tabocal, próximo ao município de Itacoatiara.

“A dragagem da Costa do Tabocal segue em ritmo intenso. Em novembro, com a subida do Rio Amazonas, os navios voltarão a passar e tudo voltará à normalidade”.

Nesta segunda-feira (30), serafim comemorou a subida do rio Negro. Em letras maiúsculas, o secretário afirmou que “A VIRADA ACONTECEU! – O Rio Negro parou de secar na sexta-feira e ENCHEU entre sábado, domingo e segunda-feira (28, 29 e 30/10) 17 cm, distribuídos, respectivamente, em : 5 cm, 5 cm e 7 cm. Vamos em frente!”, festejou.

Até a última quinta-feira (24), o rio havia registrado queda no nível, segundo o Boletim de Monitoramento Hidrológico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). O rio desceu 40 centímetros em relação à medição apresentada no boletim anterior, divulgado na quinta-feira (19), e atingiu a cota de 12,89 metros — média diária de 10 centímetros.

 

Na estação de Tabatinga, o rio Solimões está em processo de subida, com média diária de elevação de 25 centímetros. A cota atual é de 1,04 metro. Segundo o SGB, as projeções mostram que a elevação em Tabatinga influenciará nas estações de Manacapuru e Manaus nas próximas semanas.

LEIA MAIS: