Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cidades

SES-AM articula mestrado em inovação e gestão do SUS

A programação segue até quarta-feira (20/05) e inicia as articulações para implantação do mestrado em Modelos de Decisão e Saúde no Amazonas.

ses-am-articula-mestrado-em-in

(Foto: Hugo Ferreira / SES-AM)

Manaus (AM) – A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas iniciou, nesta segunda-feira (18/05), uma reunião técnica do Projeto Sabia-SUS – Formação Multiprofissional e Inovação no SUS, com participação de representantes do Ministério da Saúde e da Universidade Federal da Paraíba.

A programação segue até quarta-feira (20/05) e marca o início das articulações para implantação do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Modelos de Decisão e Saúde no Amazonas.

A proposta busca qualificar profissionais para utilizar dados, tecnologia e inteligência artificial na tomada de decisões no Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a gestão e a assistência à população.

Com a implantação do curso, o Amazonas deverá se tornar o segundo estado do país a receber o mestrado, que terá sede na Escola de Saúde Pública do Amazonas (ESP/AM) e previsão de início em 2027, com oferta inicial de 30 vagas.

Avanço estratégico

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a iniciativa representa um avanço estratégico para a qualificação dos profissionais do SUS no estado, permitindo aplicar conhecimento científico na melhoria da gestão e das políticas públicas de saúde.

O projeto será financiado pelo Ministério da Saúde e executado pela UFPB, por meio do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde (PPGMDS), com participação da SES-AM. Além do mestrado, a iniciativa prevê cursos de aperfeiçoamento a distância voltados aos profissionais da rede pública de saúde.

A implantação do curso integra a estruturação da primeira Escola de Saúde Pública estadual do Amazonas, criada para ampliar ações de formação, pesquisa, inovação e educação permanente para servidores do SUS no estado.

(*) Com informações da Assessoria

LEIA MAIS: