Manaus (AM) – Com o fim do prazo para as convenções partidárias, que se encerraram nessa segunda-feira (5), sete homens tiveram suas candidaturas oficializadas para disputar a Prefeitura de Manaus em outubro.
Na linha de frente da disputa, está o atual prefeito, David Almeida (Avante), que tenta a reeleição e tem como vice o ex-secretário municipal Renato Júnior, do mesmo partido, seguido do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e sua vice, Nancy Segadilha. David e Amom aparecerem à frente dos outros cinco candidatos nas pesquisas eleitorais, que inclusive indicam um cenário de segundo turno com a dupla na capital amazonense.
Os deputados estaduais Roberto Cidade (União Brasil) e Wilker Barreto (Mobiliza) também fazem parte da disputa. Cidade, que aparece na terceira colocação na disputa eleitoral, representa o grupo político do governador Wilson Lima (União Brasil), que é presidente estadual da sigla. Na convenção do partido, Alfredo Menezes, do PP, foi apresentado como candidato a vice-prefeito na chapa. Enquanto Wilker escolheu a Professora Renata como candidata a vice.
Já o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) oficializou a candidatura do professor Gilberto Vasconcelos, que tem como vice Damiana Amorim. Essa é a segunda vez que a legenda lança o nome do político em disputa eleitoral. Em 2020, ele também chegou a concorrer ao posto de prefeito de Manaus, mas não teve votação expressiva.
Completando a configuração que protagoniza as eleições municipais de 2024, o deputado federal Alberto Neto (PL), indicado direto do ex-presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido, oficializou a candidatura no último dia 3 de agosto e apresentou como vice a empresária Maria do Carmo Seffair (Novo) em uma aliança que promete ser a única que representa a “direita” na capital.
O candidato do PT, Marcelo Ramos, foi um dos últimos a realizar convenção e apresentar o nome do vice. No último domingo (4), perto do fim do prazo das convenções partidárias, a Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL), formada pelos partidos PT, PC do B e PV, oficializou a candidatura de Marcelo, que apresentou como vice o ex-deputado Luiz Castro (PDT). Além da Federação PT, PV e PCdoB, Ramos conta com o apoio da Rede Sustentabilidade, PSoL e Solidariedade.
Mulheres
Na pré-campanha, Natália Demes, do PSoL, e Maria do Carmo Seffair chegaram a se colocar na disputa para tentar o cargo de prefeita de Manaus, o que não aconteceu. Em 23 de julho, Seffair abriu mão da disputa como cabeça de chapa e aceitou o convite do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, para compor a chapa de Alberto neto como vice.
Já Demes, advogada e militante pelos direitos das mulheres, foi uma das principais opositoras à candidatura de Marcelo Ramos, que ao ser indicado pelo presidente Lula (PT), passou a representar o campo da esquerda no atual pleito em Manaus. Horas antes da convenção que oficializou a candidatura de Ramos, o PSoL, que em maio havia divulgado a pré-candidatura de Natália à Prefeitura de Manaus, publicou uma nota aderindo à chapa formada pelo petista e Luiz Castro, o que indicou o declínio de Natália Demes na disputa.
LEIA MAIS:
- Avante lança David Almeida e Renato Júnior como candidatos à Prefeitura de Manaus
- União Brasil oficializa candidatura de Roberto Cidade à Prefeitura de Manaus
- Débora e Péricles abandonam Alberto Neto em convenção do PL
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.