Manaus, 12 de junho de 2024
×
Manaus, 12 de junho de 2024

Cenário

Sidney Leite e mais 11 deputados votam para arquivar caso da ‘rachadinha’ de Janones

O relatório do processo, elaborado por Guilherme Boulos, recomendou o arquivamento sob o argumento de que “falta base técnica sólida” para sustentar a cassação do mandato.

Sidney Leite e mais 11 deputados votam para arquivar caso da ‘rachadinha’ de Janones

(Foto: Divulgação/ Senado Federal/ Montagem Portal AM1)

Manaus (AM) – O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) foi um dos 12 parlamentares que votaram, nesta quinta-feira (6), a favor do arquivamento do processo contra André Janones (Avante-MG), acusado de envolvimento em um esquema de “rachadinha”.

O relatório do processo, elaborado pelo deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), recomendou o arquivamento, sob o argumento de “falta de base técnica sólida” para sustentar a cassação do mandato. Com um quórum de 18 deputados presentes na sessão, 12 votaram a favor do arquivamento do processo contra Janones.

Enquanto aliados de Janones comemoraram o arquivamento, alegando falta de fundamentos jurídicos sólidos na acusação, seus opositores criticaram duramente a decisão, considerando a “rachadinha” uma grave violação ética que deveria ser “rigorosamente punida para manter a integridade do parlamento”.

Os parlamentares que apoiaram o arquivamento são: Albuquerque (Republicanos-RR); Ana Paula Lima (PT-SC); Guilherme Boulos (Psol-SP); Jack Rocha (PT-ES); Jilmar Tatto (PT-SP); João Leão (PP-BA); Julio Arcoverde (PP-PI); Junior Lourenço (PL-MA); Márcio Marinho (Republicanos-BA); Paulo Magalhães (PSD-BA); Ricardo Maia (MDB-BA) e Sidney Leite (PSD-AM).

Por outro lado, cinco parlamentares se posicionaram a favor da cassação de Janones, todos pertencentes à oposição ao governo Lula (PT). Entre os que votaram pela cassação estão: Bruno Ganem (Podemos-SP); Delegado Ramagem (PL-RJ); Domingos Sávio (PL-MG); Marcos Pollon (PL-MS) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB).

O parlamentar tem sido alvo de críticas nas redes sociais e, por esse motivo, desativou comentários em suas publicações no Instagram.

 

(Foto: divulgação/ redes sociais)

 

LEIA MAIS: