Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cenário

Sidney Leite é cotado para ser relator do processo contra Janones

Além de Sidney Leite, a relatoria pode ir para as mãos do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), aliados do governo Lula.

Sidney Leite é cotado para ser relator do processo contra Janones

(Foto: PSD/Divulgação)

Manaus (AM) – O deputado federal Sidney Leite (PSD) é um dos cotados para assumir como relator no processo do Conselho de Ética da Câmara contra o deputado André Janones (Avante-MG) sobre suposta prática de esquema de desvio de parte dos salários de assessores no gabinete do parlamentar, a chamada “rachadinha”.

Em um áudio atribuído a Janones – um dos principais aliados de Lula durante a campanha de 2022 – o parlamentar pede que funcionários paguem as despesas pessoais. Além do parlamentar amazonense, a relatoria do processo, que será por meio de sorteio, pode ir para as mãos do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT). Os três deputados, incluindo Sidney Leite, são aliados do governo Lula.

Após a escolha do relator, um parecer preliminar sobre a continuidade ou não do processo deverá ser produzido e depois votado novamente no Conselho. Somente em caso de aprovação é aberta a fase de investigação, com possível coleta de provas. Todo o processo tem prazo de 90 dias para conclusão.

Em novembro de 2023, Sidney Leite (PSD) foi eleito relator da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climática. A época, o parlamentar disse que o foco seria a organização dos temas a serem levados pela comissão para a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-28), em Dubai.

Outra comissão assumida por Sidney foi a de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), que teve o parecer aprovado. O Projeto de Lei nº 4.551/21, de autoria do deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), que autorizou, a partir de 1º de janeiro de 2023, construtoras com obras iniciadas no valor de até R$ 172.379, nos programas Casa Verde e Amarela (CVA) e Minha Casa Minha Vida (MCMV), efetuarem em caráter opcional o pagamento unificado de tributos equivalente a 4% da receita mensal auferida pelo contrato de construção.

O Portal AM1 perguntou ao deputado Sidney Leite se ele tem interesse em ser relator do processo contra o aliado de Lula, porém, o parlamentar não respondeu até a publicação da matéria.

LEIA MAIS: