
Encontro de prefeitos com o deputado federal Silas Câmara- Foto: (Reprodução/Redes sociais Valcileia Maciel)
Brasília (DF) – A corrida eleitoral para 2026 já está acontecendo dentro e fora das redes sociais. O deputado federal Silas Câmara (Republicanos) promoveu vários encontros nesta terça-feira (28) para firmar alianças com prefeitos e ex-prefeitos na sede de seu partido.
Entre os políticos que participaram estava o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AMM) Anderson Silva.
O coordenador da campanha de governo do senador Omar Aziz (PSD) destacou ao Portal AM1 que o encontro foi voltado para a apresentação das candidaturas de Omar, Eduardo Braga (MDB) e Wilson Lima (União Brasil).
Para ele, o processo eleitoral já está se desenhando, e o ano de firmar a base eleitoral é este.
“Só estão consolidando, chamando os prefeitos para participar, porque a eleição vai acontecer a partir de abril de 2026,(…) o ano político é agora,” argumentou Silva.
Em fotos publicadas por Silas nas redes sociais, é possível ver o senador Eduardo no meio e todos os presentes na reunião apontando para o emedebista, um sinal de apoio.
No total, entre almoço e jantar, o deputado reuniu 43 políticos da sua base eleitoral.
Para o cientista político Helso Ribeiro, Braga é uma das cabeças do Congresso Nacional, mas o sentimento dos eleitores varia entre
“amor e ódio”. Na última eleição para a Casa Alta, Braga recebeu maior parte de votos dos municípios.
“Nem sempre o apoio de lideranças reflete a resposta da população, acredito que a grande dificuldade do senador vai ser desfazer a imagem de grosseiro e conseguir novos eleitores,” disse o senador.
Almoço com o governador
Apesar de não admitir estar no bloco político de Aziz, o governador Wilson Lima participou nesta quarta-feira (29) de um almoço promovido pelo grupo para 36 ex-prefeitos que apoiam o nome do governador para o Senado.
Para o presidente da AMM, o encontro mostra o apreço dos políticos com o nome de Lima para ocupar uma vaga no Congresso Nacional.
“Existe uma gratidão dos prefeitos de ter o governador Wilson Lima como o nosso próximo senador”, pontuou.
Em 2026, os Amazonenses devem escolher dois nomes para representá-los no Senado Federal. No caso de Wilson Lima, para concorrer, o governador deve renunciar ao cargo de chefe do Executivo Estadual até o dia 4 de abril.
LEIA MAIS
- Silas Câmara gastou R$ 84 mil do Cotão em dezembro
- Omar Aziz e Braga citam David Almeida como o melhor para Manaus
- Braga provoca Wilson Lima e esquenta disputa ao Senado em 2026
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.