Manaus, 14 de junho de 2025
×
Manaus, 14 de junho de 2025

Cidades

SIS 2024 da UEA começa com 39 mil inscritos e 100 vagas exclusivas para refugiados

Essa é a primeira edição em que tanto o vestibular da UEA quanto o SIS seguem as diretrizes da nova legislação estabelecida pelo STF.

SIS 2024 da UEA começa com 39 mil inscritos e 100 vagas exclusivas para refugiados

(Foto: Emília Picanço/Portal AM1)

Manaus (AM) – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou neste domingo (20) as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), acompanhamento I, II e III. No total, 39.823 pessoas se inscreveram para participar do processo seletivo.

Essa é a primeira edição em que tanto o Vestibular da UEA quanto o SIS seguem as diretrizes da nova legislação estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o professor Jonas Oliveira, diretor da Comissão Geral de Concursos, o SIS oferece mais vagas que o vestibular pela primeira vez, o que amplia as oportunidades para estudantes do Amazonas.

“O STF nos obrigou a manter uma nova lei, porque invalidou a anterior, e nós tínhamos que criar uma nova legislação. Na hora de repensar essa nova lei, também repensamos todo o sistema de ensino. A possibilidade de o sistema ser mais amplo do que o vestibular valoriza mais o próprio ensino médio. […] Houve uma inversão em relação à lei anterior: tínhamos 60% das vagas para o vestibular e 40% para o SIS. Isso mudou. Hoje, 60% das vagas são para o SIS e o restante para o vestibular”, destacou Oliveira.

Este ano, a UEA disponibiliza 3.952 vagas, sendo 2.313 para o SIS e 1.639 para o Vestibular. A seleção segue as regras da nova Lei nº 6.898, de maio de 2024, que determina que 50% das vagas sejam destinadas a estudantes do Amazonas e os outros 50% à ampla concorrência.

A UEA registrou 39 mil inscrições no SIS e 26 mil no Vestibular tradicional, também conhecido como “Macro”. Uma das novidades deste ano é a destinação de 100 vagas exclusivas para refugiados. Perguntado pelo Portal AM1, o professor Jonas Oliveira comentou sobre a novidade.

“Provavelmente preencheremos quase a totalidade, mas não muito além disso. Ou seja, os candidatos que temos inscritos podem verificar isso. Já saiu também a lista de candidatos por vaga. Eles vão observar que estão concorrendo entre si. Temos em torno de 100 candidatos para 100 vagas. […] Isso deve continuar também nos próximos anos. Não podemos afirmar ainda se será contínuo ou se ocorrerá anualmente, mas, pelo menos de tempos em tempos, acontecerá. Esperamos que isso também otimize a própria universidade para uma visão mais plural, no sentido de comunidade”, explicou o diretor.

As provas foram aplicadas em 114 locais para o vestibular – 30 em Manaus e 84 no interior – e em 143 pontos para o SIS em diversas regiões do estado. O gabarito das provas do SIS será divulgado no dia 21 de outubro, e o do vestibular no dia 23.

 

LEIA MAIS: