Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Esportes

Sob críticas, abertura dos Jogos de Inverno é marcada por show de luzes em Pequim

O Brasil teve como porta-bandeiras na cerimônia de abertura Jaqueline Mourão e Edson Bendilatti, que representaram a delegação nacional com 11 atletas

Sob críticas, abertura dos Jogos de Inverno é marcada por show de luzes em Pequim

Foto: Reprodução / Twitter

Pequim, China – A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 desta sexta-feira (4) exibiu um show de efeitos de luzes no Ninho do Pássaro. Foram mais de duas horas que Pequim foi o centro das atenções ao redor do mundo para acompanhar o evento.

Apesar de ter sido um evento grandioso, a festa foi limitada pelos protocolos sanitários por conta do aumento de casos de covid-19 no país. Antes da cerimônia, o evento foi marcado por críticas aos direitos humanos na China, que fez com que diversos países montassem um boicote diplomático.

A cerimônia iniciou com uma apresentação de bailarinos com hastes verdes brilhantes para transmitir a vitalidade da temporada. O momento também foi destacado por uma explosão de fogos de artifício brancos e verdes que soletravam a palavra “Primavera”.

Leia mais: Manaus recebe Campeonato Brasileiro de Luta Livre em março; inscrições estão abertas

O Brasil teve como porta-bandeiras na cerimônia de abertura Jaqueline Mourão e Edson Bendilatti, que representaram a delegação nacional com 11 atletas. A bandeira da China foi passada entre 56 pessoas, que representou diferentes grupos étnicos do país antes que fosse hasteada.

A imagens dos 23 Jogos de Inverno anteriores foram esculpidas por lasers após surgirem de um cubo tridimensional semelhante a um bloco de gelo. Então, o bloco foi quebrado por jogadores de hóquei no gelo, fazendo com que os anéis olímpicos surgissem, todos em branco.

A cerimônia contou com três mil artistas em um palco composto por mais de 11 mil metros quadrados de tela de LED de alta definição semelhante a uma superfície de gelo.

(*) Com informações da Agência Brasil