Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Mundo

Socialista italiano Sassoli é eleito presidente do Parlamento Europeu

Ele disse que negociações com o Reino Unido sobre o Brexit deveriam ser conduzidas com "bom senso e um espírito de diálogo e amizade".

Socialista italiano Sassoli é eleito presidente do Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu elegeu hoje (3) o socialista italiano David Sassoli como presidente do bloco pelos próximos 2 anos e meio, completando as indicações aos principais cargos após as eleições europeias de maio.

No Parlamento há uma década, Sassoli, ex-jornalista de Florença, 63 anos, substitui, agora, outro político italiano, o conservador Antonio Tajani, que ocupava o cargo desde 2017.

Patrick Seeger/Agência Lusa

A eleição de Sassoli para o papel predominantemente administrativo ocorreu após a decisão tomada pelo bloco, ontem (2), de nomear a conservadora alemã Ursula Von der Leyen como presidente da Comissão Europeia e a francesa Christine Lagarde como chefe do Banco Central Europeu.

Em seu discurso de posse, Sassoli pediu aos europeu que contenham o “vírus” do nacionalismo extremista e fez um apelo por uma reforma das normas da UE sobre imigração e asilo político.

O parlamentar foi eleito após duas rodadas de votação, obtendo 345 votos na assembleia de 751 membros.

Veja também

Bombardeio contra migrantes deixa ao menos 40 mortos na Líbia

Guaidó diz que “nunca” será um bom momento para negociar com Maduro

Facebook, WhatsApp e Instagram enfrentam instabilidade nesta quarta

Ele disse que negociações com o Reino Unido sobre o Brexit deveriam ser conduzidas com “bom senso e um espírito de diálogo e amizade”.

“Para nós, é doloroso conceber Londres distante de Paris, Madri, Berlim, Roma”, afirmou Sassoli. O apoio do Parlamento é necessário para concluir o acordo sobre a separação entre o Reino Unido e o bloco.

 

(*) Com informações da Agência Brasil