Manaus, 14 de janeiro de 2025
×
Manaus, 14 de janeiro de 2025

Cidades

SSP-AM confirma prisão de um dos suspeitos do assalto no Manauara Shopping

SSP-AM informou que o homem, preso em flagrante no local, já possuía dois mandados de prisão em aberto.

SSP-AM confirma prisão de um dos suspeitos do assalto no Manauara Shopping

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Manaus (AM) – Durante coletiva de imprensa, na tarde deste sábado (14), a SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas) confirmou a prisão de um homem suspeito de participar do assalto a uma joalheria do Manauara Shopping.

Na manhã de hoje, frequentadores do local presenciaram uma tentativa de assalto que resultou em tiroteio no shopping, localizado na zona Centro-Sul da capital amazonense. 

Apesar do ocorrido, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) confirmou que ninguém ficou ferido.

O caso

De acordo com relatos de testemunhas, o tiroteio começou após um assalto a uma joalheria no piso superior do shopping. Durante o incidente, lojistas fecharam as portas com clientes dentro das lojas, enquanto alguns consumidores foram levados para os estoques em busca de proteção. Tanto a SSP-AM quanto a administração do shopping garantiram que não houve feridos.

Investigação e prisão

Em coletiva de imprensa, a SSP-AM informou que o suspeito foi preso em flagrante no local. Ele já possuía dois mandados de prisão em aberto: um por envolvimento com organização criminosa para roubo majorado e outro apenas por roubo majorado.

“Nós já temos a qualificação dele; ele já cometeu outros roubos no estado do Pará. Tinha dois mandados: um por integrar organização criminosa voltada para o cometimento de roubos majorados, como foi o caso ocorrido no Manauara, e um segundo mandado também pelo cometimento de roubo majorado. Então, é um cidadão com vasta prática nesses crimes, que agora foi tirado de circulação”, afirmou o delegado Bruno Fraga em coletiva de imprensa.

O homem foi autuado por roubo triplamente majorado e uso de documento falso, já que teria mentido sobre sua identidade ao ser detido.

“Eu gostaria também de destacar que esse cidadão está sendo autuado em flagrante, neste momento, na DRF, por roubo triplamente majorado, com emprego de arma de fogo, concurso de agentes e restrição de liberdade, além do uso de documento falso”, completou Fraga

A polícia também investiga o envolvimento de pelo menos três outras pessoas no crime, mas não descarta a possibilidade de participação de mais indivíduos.

A Polícia descartou a existência de feridos ou de uma vítima mantida refém durante a ocorrência. Em coletiva, a corporação esclareceu que os vídeos que circulam nas redes sociais, indicando uma possível situação de refém, na verdade, mostram o uso de um “escudo humano” pelo suspeito, uma estratégia utilizada para facilitar a fuga.

Reincidência de casos

Esta não é a primeira vez que o Manauara Shopping é cenário de um roubo. Em julho de 2017, um assalto a uma joalheria no mesmo local deixou clientes e funcionários aterrorizados. Na ocasião, quatro homens armados invadiram o estabelecimento, dispararam tiros para quebrar os vidros da loja e renderam os funcionários. Os criminosos fugiram levando cerca de R$ 800 mil em joias.

Outro episódio marcante ocorreu em 2023, quando um segurança de 40 anos foi morto a tiros enquanto trabalhava no shopping. A vítima era funcionário de uma empresa terceirizada que prestava serviços ao local.

Pronunciamento oficial

Em nota, o Manauara Shopping afirmou que acionou a Polícia Militar imediatamente após tomar conhecimento do ocorrido e que está colaborando com as investigações.

“A administração tomou todas as providências cabíveis para manter a segurança do local e segue colaborando com as autoridades. Não houve feridos, e o shopping será reaberto em breve”, informou a assessoria de comunicação.

 

LEIA MAIS: