Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cidades

Supermercado, banco e postos de combustíveis são autuados pelo Procon

A fiscalização tripla foi realizada após denúncias de consumidores por telefone e redes sociais do Procon Amazonas

Supermercado, banco e postos de combustíveis são autuados pelo Procon

Um supermercado da rede DB, uma agência bancária da Caixa Econômica Federal foram multados, e 7 postos de combustíveis notificados pelo Procon Amazonas, durante ação na última quarta-feira(27).  

Fiscalização aconteceu após denúncias de consumidores (Divulgação)

A fiscalização tripla foi realizada após denúncias de consumidores pelas redes sociais do Procon-AM e pelo 0800 092 1512, com atendimento de segunda a sexta, das 08h às 14h.

Das duas agências bancárias visitadas, apenas uma será multada por infringir a Lei Estadual das Filas (139/2013). A espera por atendimento nos guichês de caixas, que também estava com a bateria incompleta, ultrapassou em 13 minutos o tempo máximo permitido, que é de 15 minutos em dias normais. “A má prestação do serviço abrangeu a demora no atendimento e a falta de funcionários suficientes para atender o consumidor”, aponta o gestor do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Alimentos impróprios – Em exposição no supermercado fiscalizado pelo Procon-AM, foram encontrados alimentos fora da data de validade. Entre eles, 1.110 unidades de ovos que já haviam vencido no último dia 02 de março. Peixes, iogurtes, quiabo, pepino, batata palha e enlatados, também foram identificados pelos fiscais como produtos impróprios ao consumo humano.

Postos – O Procon-AM deu continuidade às fiscalizações de postos de combustíveis, que reiniciou na ultima terça-feira (26), em que nove unidades receberam notificação. Nesta quarta, outros sete estabelecimentos foram visitados pelo órgão de defesa do consumidor e todos foram notificados. Os empresários devem dar explicações sobre a venda do litro da gasolina comum com valores acima de R$ 4,00.

(*) Com informações da Assessoria