Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Mundo

Surto de varíola do macaco registra mais de 100 casos

A doença foi identificada pela primeira vez em macacos e é transmitida por contato, e dificilmente se expande para fora da África.

Surto de varíola do macaco registra mais de 100 casos

Com mais de 100 casos de varíola do macaco registrados, segundo as autoridades alemãs, esse é o maior surto da enfermidade na região. Os casos foram confirmados nos seguintes países: Reino Unido, Espanha, Portugal, Bélgica, França, Estados Unidos e Austrália.

A doença foi identificada pela primeira vez em macacos e é transmitida por contato, e dificilmente se expande para fora da África. Porém, especialistas não esperam que progrida para uma pandemia, assim como foi a covid-19, devido a doença não se espalhar com facilidade.

No Reino Unido foi registrado 20 casos em uma semana. Apesar de na Espanha e em Portugal, os casos já ultrapassarem essa soma. Nesta sexta-feira, (20), Alemanha, Bélgica e França confirmaram seus primeiros casos.

Leia mais: Sem vacinas, Coreia do Norte enfrenta covid com chá e propaganda na TV estatal

“Com vários casos confirmados no Reino Unido, Espanha e Portugal, este é o maior e mais disseminado surto de varíola já visto na Europa”, disse o serviço médico das Forças Armadas da Alemanha.

Para a varíola do macaco ainda não existe uma vacina específica, todavia, as informações apontam que imunizantes utilizados para controlar a enfermidade são até 85% de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nessa quinta-feira, (19), as autoridades britânicas relataram que ofereceram uma vacina para alguns profissionais de saúde e também aos que podem ter sido expostos à varíola do macaco.

O primeiro registro europeu foi confirmado em 7 de maio, em uma pessoa que voltou à Inglaterra da Nigéria. Os casos foram registrados em 11 países desde 1970. Conforme o levantamento da Universidade de Oxford mais de 100 casos foram confirmados.

De acordo com as autoridades de saúde há algum grau de proliferação em comunidade, devido alguns casos não ter relação a viagens ao continente.