Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cidades

Suspeito de integrar facção criminosa FDN é preso em Manaus

De acordo com a polícia, ele é apontado como um dos líderes da facção

Suspeito de integrar facção criminosa FDN é preso em Manaus

(Divulgação)

Reginaldo Garcia Soariano, 50, conhecido como “Baiaco”, foi preso no fim da tarde dessa quinta-feira, 23, em uma casa no bairro Cidade Nova, na zona Norte de Manaus. De acordo com a polícia, ele é apontado como um dos líderes da facção criminosa Família do Norte (FDN) e suspeito de encomendar a morte de um líder comunitário no último domingo, 19, na invasão Itaporanga.

O caso teria acontecido após o líder comunitário não obedecer as ordens de Baiaco. O morador não era conivente com a cobrança das “taxas” impostas a população da área. A atitude do líder foi o que teria motivado o plano de execução, pois, ele ainda incentivava os demais a não pagarem a quantia estipulada pela facção. A vítima, no entanto, foi salva pela polícia momentos antes do crime premeditado. 

Ainda segundo a polícia, o tráfico de drogas em bairros como o Monte Horebe e Itaporanga, na zona Norte, também era comandado por Baiaco. Segundo o delegado George Gomes, o suspeito tinha dois mandados de prisão expedido por crimes como o tráfico de drogas, homicídios e formação de quadrilha.

As taxas

Os moradores da região estariam sendo obrigados a pagarem uma espécie de taxas de condomínio com valores entre R$ 30 a R$ 50. O dinheiro seria usado para a compra de armas e drogas, segundo a polícia. 

Justiça

Após a prisão, Reginaldo foi encaminhado para o 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e deve ficar à disposição da Justiça.